Por Túlia Savela Em Deus é jovem! Atualizada em 06 JUN 2019 - 11H13

"Somos membros uns dos outros"

Papa alerta sobre o caráter individualista das comunidades virtuais



Por Diego Lima, Jornalista e Jovem da MI, Atibaia - SP

Olá! No início de junho, celebramos o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no mesmo dia da Festa da Ascensão do Senhor. Como de costume, o Papa nos convida à reflexão sobre a relação entre a Comunicação e a sociedade. Sempre atento à realidade do jovem, o Papa Francisco exorta sobre o caráter individualista que as mídias sociais têm apresentado.

O Santo Padre ressalta que este ambiente “é tão invasivo que já não se consegue separar do círculo da vida cotidiana”, principalmente dos jovens. A tecnologia tem permitido que o compartilhamento das informações seja ainda mais rápido. Por outro lado, com essa intensa troca de informações, as pessoas têm sido expostas às chamadas fakenews. Outra característica das redes sociais que merecem nossa reflexão, segundo o Papa Francisco, refere-se à condição de “comunidade” estabelecida pela rede que, ao invés de unir as pessoas, cria uma conexão impessoal e frágil por argumentos ou interesses em comum. Estas mesmas comunidades digitais são, por vezes, responsáveis pela explosão de todo tipo de preconceito.

Ainda que a rede seja uma oportunidade de encontro, é preciso estar atento à possibilidade de autoisolamento da vida social.

“Os adolescentes é que estão mais expostos à ilusão de que a social web possa satisfazê-los completamente a nível relacional, (...) correndo o risco de se alhear totalmente da sociedade”, alerta o Santo Padre. Nisso, é preciso avaliar os compromissos não só do Governo – que deve regulamentar para que a rede seja segura e aberta –, mas também de todos nós para que ela seja usada de forma positiva! Essa relação e compromisso que devemos assumir, dá o entendimento necessário para a metáfora usada por São Paulo para falar da relação de reciprocidade entre as pessoas: “Por isso, despi-vos da mentira e diga cada um a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros” (Ef 4,25).

“O fato de sermos membros uns dos outros é a motivação profunda a que recorre o Apóstolo para exortar a despir-se da mentira e dizer a verdade”, indica o Papa Francisco, seguido do alerta que a mentira é uma recusa egoísta de reconhecer a própria pertença a este corpo que une a todos.

Que, neste Dia Mundial das Comunicações, possamos refletir sobre o uso das mídias e nossa responsabilidade para que elas sejam espaços da verdade e de uma comunidade fraterna. Até a próxima!

Curtiu saber o que o Papa tem a dizer aos jovens? Todos os meses, na revista Jovem Mílite, você pode receber em sua casa as palavras do Papa Francisco para o Povo de Deus, em especial as pessoas com menos idade... Bora receber a Jovem Mílite? Clique abaixo e faça o seu cadastro!

Seja um jovem mílite


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Deus é jovem!

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.