Por Túlia Savela Em Interligado Atualizada em 26 JUL 2019 - 12H13

Artista abençoado por Deus

No Brasil, a data que recorda o artista é 12 de agosto, Dia Nacional das Artes

Arquivo MI
Arquivo MI
Artistas por natureza

Por Gabriel Lopes, produtor

A palavra “artista” esconde um estigma muito grande principalmente aqui no Brasil onde as celebridades e subcelebridades têm um vínculo quase afetivo com a vida do cidadão comum.

Vai dizer que não tem um personagem de série, filme ou novela que marcou sua vida? Vemos isso quando um cantor lendário falece e os noticiários não falam de outra coisa. Mas pelo fato de a arte ser abstrata, as pessoas não conseguem imaginar o quão profunda é a relação delas com essa atividade humana.

Para alguns, “ser artista” é sinônimo de “ser famoso” mas na verdade, não é bem assim. Segundo uma das milhares de definições que essa palavra carrega, uma diz que o artista é “aquele que tem habilidade ou vocação artística”, ou seja, nada de milhões de seguidores no Instagram ou popularidade nas redes sociais. Arte tem muito mais a ver com comunicação, expressão, percepções e ações do que sobre o impacto que ela gera em quem recebe. É claro que a fama é uma consequência, mas não a razão da arte existir.

De radar sempre ligadoComer, rezar e NetflixO nerd de hoje é o geek de amanhã?Você lembra da última vez que fez algo pela primeira vez?

A arte está nos grafiteiros, bailarinos, cantores, atores, mas também está na Dona Maria que canta fielmente na Missa na sua paróquia, no seu pai que sabe fazer muita coisa improvisada usando madeira ou naquele seu primo que tem uma coleção de moedas invejavelmente organizadas.

Arte não é só sobre fazer, mas também sobre consumir e incentivar. Artista é quem transmite, mas também quem tem sensibilidade de interpretar.

Apreciar a Criação e suas vertentes é contemplar a maior obra de arte já feita e o Artista responsável por isso é um Grande Maestro que rege essa infinidade de coisas de um jeito ímpar.

Como você tem exercido esse dom? Você já fez ou incentivou a arte de alguém hoje?

CURIOSIDADE: O Dia Nacional das Artes é celebrado no dia 12 de agosto em comemoração à regulamentação da profissão de artista, técnico de espetáculos e outras 100 funções que passaram a ser consideradas trabalho artístico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Interligado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.