Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em Formação Atualizada em 19 AGO 2021 - 14H42

O que significa seguir Jesus?

Olhe com atenção a figura de Cristo, conhecendo-o por meio do Evangelho, e sinta o que significa realmente seguir Jesus




Veja como Jesus vê o homem, o mundo, o presente e futuro da humanidade. Jesus conta com a colaboração dos homens para realizar Seu projeto redentor. Ele chamou os apóstolos para continuar Seu caminho. Agora, nós, olhando para a imensidão que é a humanidade, ouvimos novamente as palavras de Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). O entusiasmo dos apóstolos se baseou no conhecimento de Jesus e também nós precisamos conhecê-lo para cumprir essa missão. 

Mas, o que significa seguir Jesus?

O jovem é muito significativo aos olhos de Deus. O jovem precisa amar a vida, expandi-la e defendê-la. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6) e, para a juventude, Jesus é quem indica o caminho a seguir, ensina o que é a verdade e oferece a oportunidade de viver de forma plena.

Nós temos muitos exemplos no caminho do cristianismo de pessoas que doaram a vida pelas vidas. São Francisco de Assis era jovem quando conheceu Jesus por meio do Evangelho e começou um caminho de transformação. Quis mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor e, até hoje, religiosos e leigos se inspiram nele.

São Maximiliano Kolbe também sentia como São Francisco a urgência do seguimento de Jesus Cristo. São Maximiliano compreendeu que Jesus, para salvar a humanidade, realizou um caminho humano e se encarnou em uma família. Ele tornou a experiência familiar a maior parte da sua vida. Os anos da vida pública de Jesus são reflexo daquela vida oculta no lar de Nazaré.

Frei Kolbe compreendeu, de maneira particular, este caminho pelo qual Deus veio a nós e assumiu também o projeto de Jesus sob uma perspectiva nova, guiado por Nossa Senhora. Maria Santíssima pode continuar esse seu trabalho, essa sua missão, para gerar filhos para a verdadeira vida. São Maximiliano mostrou um caminho firme e seguro para levar as pessoas até Jesus, descobriu um jeito novo com a presença de Maria.

Leia MaisEscalada da féConhecer, amar e imitarLuz do mundo

Digo a cada jovem para olhar com atenção a família de Jesus. Jovem, enxergue o sentido dessa vida familiar, enxergue a missão de Jesus e veja a missão de Maria que o preparou para o ministério.

No Evangelho de João, vemos o sinal de Jesus quando Maria diz: “eles não têm mais vinho” (Jo 2,3). Ela sempre ficou ao lado do seu filho e, na hora crucial, no momento da morte de Jesus, Maria estava de pé sentindo a dor da espada que atravessou seu coração.

Maria Santíssima, aos pés da cruz, recebeu você, jovem, quando Jesus disse a um jovem discípulo amado “eis aí tua mãe” (Jo 29,17). Jesus falou para ele cuidar dela como se fosse uma mãe e assegurou que ele seria também cuidado pela melhor das mães.

A Milícia da Imaculada foi fundada em Roma, em 1917, mas sua espiritualidade surgiu aos pés da cruz. Que Jesus e Seu projeto seja uma realidade no mundo por meio da sua vida. Que a Imaculada proteja e abençoe você.

Escrito por
Frei Sebastião (Arquivo MI)
Frei Sebastião Benito Quaglio

Frei Sebastião Benito Quaglio nasceu em 20 de julho de 1938, em Lendinara, no norte da Itália. Recebeu o nome de batismo Benito Quaglio e, quando emitiu os votos religiosos na Basílica de Santo Antônio (Padova), em 1958, recebeu o nome do mártir São Sebastião. O desejo de evangelizar com Nossa Senhora através dos meios de comunicação sempre permeou sua vida e foi na obra de São Maximiliano Kolbe que ele encontrou um ideal a ser seguido: conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.