Por Túlia Savela Em Sem tabus

Falando sobre maternidade

A maternidade pode ser esperada, desejadas e planejada, mas nem sempre é assim que acontece...

freepik.com
freepik.com
Maternidade, dom de Deus

Por Rosangela Snege Luiz Barreira, Psicóloga, @rosnege

Muitas mulheres sonham em ser mães. Para outras, a gravidez é tida como um acontecimento inesperado, inoportuno, pode ter sido forçado, sem que tenha tido sequer a chance de manifestar seu desejo.

O ato de gerar um ser humano é uma responsabilidade que exige muita capacidade amorosa, dedicação, tolerância e paciência.

A imaturidade psíquica, aliada a um pensamento onipotente e a ausência de percepção das consequências reais, leva os jovens a uma vivência precoce da sexualidade, pelo prazer, negando a realidade e suas responsabilidades e consequências.

As doenças sexualmente transmissíveis, a gestação não planejada, a interrupção de uma fase de desenvolvimento dos jovens, fatores econômicos... Todos esses elementos trazem desequilíbrios emocionais.

Toda ação sexual entre um homem e uma mulher traz consigo o potencial da fecundação da vida. Isso não pode ser deixado de lado.

É comum ouvir relatos de jovens como esses: “Comigo isso não vai acontecer”; “Eu sei muito bem o que estou fazendo”; “Eu sei cuidar da minha vida”.

E o inesperado, ou melhor, o esperado acontece... É essencial que a vida que se iniciou tenha reais condições de acolhimento, suporte emocional, nutricional, educacional, de saúde física e psíquica. A mãe é quem identifica as necessidades do bebê, seus sentimentos, seus desejos. Mas ela também precisa do apoio dos familiares e amigos.

Ser mãe é a continuidade da vida. Assim como também somos continuidade dos nossos antepassados. Que a partir de uma análise de realidade, se possa pensar e escolher o momento mais adequado para acolher um filho com muito amor e responsabilidade.


Quer ler textos como esses todos os meses? Receba a revista Jovem Mílite em sua casa! Peça a sua clicando no botão Seja um jovem mílite abaixo:

Seja um jovem mílite


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Sem tabus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.