Por MI Em Igreja

Em coletiva de imprensa, vítimas da mineração na América Latina divulgam carta ao Vaticano

Evento ocorre nesta sexta-feira



Evento ocorre nesta sexta-feira

A Comissão para a Ação Social Transformadora promove nesta sexta-feira, dia 10, em Brasília (DF) uma coletiva de imprensa, às 10h, na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo é apresentar a conclusão do encontro com comunidades afetadas pela mineração na América Latina. O documento final deve ser encaminhado ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, no Vaticano, além de outras Conferências Episcopais Latino-Americanas e comunidades religiosas.

À luz da Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, a reunião feita pela Comissão entre os dias 06 e 10 de agosto, buscou “promover um diálogo com as Igrejas locais e suas hierarquias” e “elaborar estratégias comuns em defesa das vítimas, das comunidades e seus territórios, através de um olhar e um compromisso que derivam de uma fé solidária”. A atividade é a continuação de reunião realizada no Vaticano, em 2015, com os atingidos pela mineração. A iniciativa é uma parceria do Conselho Episcopal da América Latina (CELAM), da Rede Igrejas e Mineração e da Aliança Internacional de Agências Católicas de Desenvolvimento (CIDSE).

O presidente do Grupo de Trabalho sobre Mineração, dom Sebastião Lima Duarte, esteve na coordenação dos trabalhos - iluminados pela Carta Pastoral sobre a Ecologia Integral do Celam, publicada em março. No encontro, os participantes se aproximaram de várias realidades, bem como tiveram contato com algumas iniciativas e âmbitos de atuação da Igreja e da mineração. O próximo Sínodo sobre a Amazônia, previsto para outubro de 2019, também esteve em discussão.

Participantes – Para atender à imprensa, compõem a mesa o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que abordará a importância do cuidado e defesa da Casa Comum, assim como o acompanhamento às comunidades afetadas pela mineração; o membro da Rede de Igrejas e Mineração e do Centro Jesuíta de Investigação e Comunicação (ERIC), Pedro Landa, que apresentará dados da problemática da mineração na América Latina e o membro do movimento que alcançou uma lei que proíbe toda mineração metálica em El Salvador, Vidalina Morales.


Com informações da CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.