PT/BR
Milícia da Imaculada
-A   +A

FAMÍLIA FELIZ | O escapulário de Nossa Senhora

Por Frei Patrício Sciadini, Carmelita descalço

Nas minhas andanças pelo mundo afora, vi muito escapulário de Nossa Senhora do Carmo pendurado nas portas, nas paredes, nos carros e em tantos outros lugares. Sem dúvida é um sinal de devoção para Maria, Painha do Carmelo. O Beato Papa Paulo VI dizia: devemos ao escapulário da Virgem Maria do monte Carmelo que,  em muitas comunidades que não tinham padre, se salvou a fé. São João Paulo II, em várias circunstâncias, declarou-se devoto de Nossa Senhora do Carmo e afirmava que trazia o escapulário desde menino e que nunca deixou de trazê-lo em sua vida. Eu pertenço ainda à geração dos que acreditam em símbolo sério, que tem uma comprovada história e a aprovação da Igreja. Não vou atrás de devoçõeszinhas, que hoje tem e depois desaparece.

Hoje em dia as pessoas não o dizem por vergonha, mas têm medo de tudo e se protegem contra o mal com tantas besteiras, como por exemplo acender velas perfumadas para espantar os maus olhares, ou acender velas coloridas a cada dia da semana para terem energias positivas e por aí vai. Devemos sim ter devoções porque nos ajudam no nosso dia a dia. A família é um pequeno santuário e é bonito quando você entra numa casa e encontra símbolos religiosos bem colocados, que manifestam a fé da família. Mas é também bastante feio você entrar numa casa e ver o quadro de Nossa Senhora do Carmo ao lado de um calendário de borracharia com foto que nem lhe digo… não é bom.

Na família se cultivam devoções que passam de pai para filho, de avós para netos.  Veio-me a ideia de fazer uma pergunta familiar: quais são as devoções de sua família? Como você as cultiva? É muito importante para nos sentir unidos nos ideais de fé. 

O escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal do amor que temos para a Virgem Maria. É bom trazer o escapulário de Maria não pendurado na parede, mas sim no pescoço, como sinal de sua proteção. O empenho de quem veste o escapulário é manifestar antes de mais nada o seu amor a Maria e imitar as virtudes da Virgem Maria na sua vida. Há um canto carmelitano muito bonito que diz: Flos Carmeli. Nele se diz que o escapulário é escudo e proteção.

Não deixe de conversar com seus filhos sobre as devoções mais enraizadas no coração do nosso povo, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Nossa Senhora Aparecida…

Maria é educadora da família. Toda família deve contemplar Maria como aquela que soube, com sua ternura e bondade, construir a família de Nazaré. Uma família pobre, simples, sem dúvida com suas dificuldades econômicas, mas que tinha a sua força na vivência da palavra de Deus e na fidelidade à lei do Senhor.

O que sustenta a nossa vida cotidiana não são as coisas que hoje temos e amanhã podemos perder, é a fé que ninguém pode tirar do nosso coração. Que Maria, mãe e rainha do Carmelo, possa abençoar todas as famílias e que Ela proteja com amor e carinho especial a todos os que trazem o seu escapulário e não se envergonham de tê-la como mãe. Procure não só trazer o escapulário, mas conhecer sua história, seus benefícios e seus compromissos. Só assim podemos tornar-nos evangelizadores e sermos evangelizados pela presença silenciosa da mãe de Jesus e nossa.