PT/BR
Milícia da Imaculada
JornalismoVaticano
-A   +A

06/08/2018 - 14h22: Papa Francisco consola atingidos por terremoto na Indonésia







O Santo Padre expressou solidariedade a todas as  vítimas do terremoto na Indonésia, que chegou à magnitude de 6,9 na ilha turística de Lombok, nesse domingo, dia 05. O abalo sísmico deixou centenas de mortos e feridos, e o epicentro foi a 10,5 km de profundidade a 2 km ao sul de Loloan, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

No texto assinado pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, o Pontífice garante orações “especialmente pelo descanso dos mortos, a cura dos feridos e a consolação de todos aqueles que sofrem pela perda de seus entes queridos".

Ele ainda se dirige às autoridades eclesiásticas e civis da Indonésia manifestando grande tristeza pela “trágica perda de vidas e da destruição” causada pelo terremoto. O Papa Francisco também invoca para a população a consolação e força concedendo a todos as bênçãos de Deus.

Ajudas de emergência - Há necessidade urgente de pessoal médico, medicamentos e suprimentos de alimentos para aqueles que tiveram que deixar as casas devido a danos estruturais.

Diversas ONGs estão engajadas lidando com a emergência. Save the Children aponta que em algumas áreas de Lombok, 8 em cada 10 casas estão destruídas, mas os agentes humanitários estão trabalhando e os parceiros locais estão fornecendo cuidados especiais para as crianças. 

Mesmo com a revogação do ‘alarme tsunami’, a população está desorientada e foge com medo, pois Lombok está sem eletricidade - o que torna as comunicações muito difíceis.

A Indonésia está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores afetam essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.



Com informações do Vatican News.





Compartilhe


Voltar