Muitos terapeutas sentiram a dificuldade para adaptar a sua técnica e a abordagem ao atendimento à distância; os pacientes que precisam de tratamento, nesse momento, estão resistentes a um outro enquadro que não seja o do consultório. Esse é um novo cenário no qual os psicólogos se configuram para exercer com qualidade o seu trabalho.
A psicoterapia psicanalítica trabalha com questões profundas do ser humano (traumas e limitações) e com situações do cotidiano que exigem atenção. Geralmente há uma melhora substancial à medida em que a pessoa processa experiências traumáticas do passado e estas param de mobilizar o presente, o que permite mais leveza, com menos “pedras” para lidar. A modalidade on-line e a presencial necessitam que o profissional tenha experiência, pois um bom acompanhamento exige maturidade e tempo de análise e supervisão para que o profissional esteja capacitado a dar o suporte de que o paciente precisa. Numa cultura que nega a angústia da vida, parece que a dor e o sofrimento não têm lugar.
Quero dizer que o sofrimento faz parte da vida: perdas, doenças, maus momentos etc. Algumas abordagens privilegiam a retirada dos sintomas; sem tocar o ponto central da vida do paciente que mobilizou, aquele sintoma pode ser deslocado para uma outra parte do corpo ou desenvolver outro comportamento indesejável. Um exemplo é o paciente obeso que passa pela cirurgia bariátrica, sem ter feito uma psicoterapia para trabalhar a sua ansiedade; após um período desenvolve outras compulsões ligadas a jogo, consumo de álcool e outras drogas.
Então, um trabalho profundo favorece que o paciente não desloque esta ansiedade que se depositava na comida para outras situações. A psicoterapia também não é uma técnica “hospitalar” neutra, e sim uma relação empática. Assim se constrói a “aliança terapêutica” que possibilita a pessoa se expressar intimamente, além de discernir os meandros incompreensíveis do nosso sofrimento. Este processo permite buscar em si a iluminação do sentido, não só para entender, mas sobretudo para se acolher tal situação buscando as condições para superação.
A terapia online é uma excelente forma de estar presente e conectado em uma relação sustentada pela confiança. Estar em terapia neste momento é a melhor forma para lidar com as angústias, frustrações, lutos e ansiedades em um tempo tão empenhativo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.