Por Nathalia Silva Em São Maximiliano Kolbe Atualizada em 03 AGO 2020 - 14H24

Um homem, um frade, um devoto

Neste mês dedicado ao fundador da Milícia da Imaculada, convidamos você a percorrer um caminho de fé pela linha que uniu o pensamento trinitário de São Maximiliano Kolbe com a espiritualidade mariana, relevando-o como grande místico.

Divulgação
Divulgação
Papa Francisco reza na cela em que São Maximiliano deu a vida


Quem foi São Maximiliano Kolbe?
Um homem. Um frade. Um devoto.

O pensamento deste homem atravessou gerações, permeou a Igreja, encontrou solo fértil na humanidade. Um pensamento um tanto abstrato, cheio de mistérios, que se moveu em direção à Trindade sob a condução de um fio de ouro imaculado chamado Maria.

Tal pensamento percorreu etapas, revelou-se aos poucos e ganhou forma. Sua raiz encontrava-se no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Seus ramos se estenderam a partir da contemplação e, posteriormente da entrega, à Virgem Imaculada – a qual nasce no coração do santo como manifestação máxima da Trindade, como obra prima Trinitária.

O conteúdo abordado e refletido aqui no portal neste mês, antes de ser conclusivo, apresenta-se como um ponto de partida. Quem poderia supor que, de um místico, poderia nascer uma Mariologia Trinitária tão concreta, tão próxima do ser humano?

Se quisermos nos aproximar do mistério da Trindade devemos, sobretudo, nos aproximar daquela que está envolta em tal dinâmica de maneira sobrenatural. Se para nós a Trindade é inalcançável, por meio de Maria, ela se torna próxima – vejo-a como criatura, como filha, como Mãe, como esposa. Vejo-a tão perto da Igreja. Ela revela que, tal como Ela, tudo é obra trinitária, e nada do que existe e do que existirá passa por outra via que não seja a via do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

A oração nutre nossa vida de fé. Rezemos juntos, sob a intercessão de São Maximiliano Kolbe:

"São Maximiliano, depois de ter gasto tuas energias no anúncio do Evangelho a todos os homens sob a proteção de Maria, em Auschwitz ofereceste a tua vida para que uma família não fosse privada do esposo e do pai. Pelo teu heroico martírio de caridade, ensina-nos que a família é um dom pelo qual vale a pena sacrificar a nós mesmos. Tu encontraste em Maria a fonte pela qual atingir as graças para ser um corajoso e fiel discípulo de Jesus. Ajuda-nos a acolhê-la como nossa Mãe para experimentar a força da sua intercessão no caminho da vida. Esteja conosco, São Maximiliano, e interceda pelas necessidades de nossa família. Amém."

Faça parte da Obra de São Maximiliano Kolbe!

Quero saber mais!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.