O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (2Cor 10,17-11,2) e o Evangelho de hoje (Mt 13,44-46).
Frei Sebastião destaca que parábola do Evangelho de hoje é curta, porém tem muito conteúdo. Um homem, estava trabalhando em um campo de outra pessoa e encontrou um tesouro. Isso acontecia antigamente, porque as pessoas escondiam os seus tesouros quando fugiam da guerra.
Esse homem encontrou um tesouro, o dono desse campo nem sabia que esse tesouro existia. O homem vendeu o que encontrou e comprou esse campo. O mesmo aconteceu com o homem que encontrou uma pérola preciosa, vendeu tudo para comprar aquela pérola. Cada um deles encontrou o tesouro enquanto estavam trabalhando.
Na nossa vida cotidiana podemos encontrar o nosso tesouro. O que os levou a vender tudo foi a alegria, que nos dá a força na conquista. Toda nossa vida, quando vivida com amor, dá muita felicidade e isso nos motiva. Se fizermos esse caminho, vamos conseguir encontrar tudo o que queremos. É a confirmação de que estamos no caminho da fé.
O verdadeiro tesouro é encontrar Jesus Cristo com sua mensagem, sua dinâmica e sua proposta que nos dão uma grande alegria, que nos levam a optar por Ele e levar todos a sentir essa mesma alegria. Dar a vida para atender ao conteúdo da fé.
Penso que é um sentimento semelhante à maternidade ou a paternidade. É uma grande alegria ter os filhos e sentir uma força muito grande mesmo ao enfrentar todas as dificuldades. Os pais dão a vida para ver os filhos felizes.
Também nós na nossa fé, devemos nos permitir a sentir a alegria na nossa vida. Essa é a importância de seguir o Evangelho, seguir Jesus e seguir Nossa Senhora, como São Maximiliano nos ensinou a sentir a alegria de ser mílite.
Não digo isso para fazer apelo, mas para valorizar todos os que nos ajudam a transmitir a alegria do Evangelho a todas as criaturas. Tudo passa, mas tudo isso significa dar a vida pela nossa fé e não dar um pouquinho, mas dar tudo e essa dedicação terminar na alegria da vida eterna, será a nossa recompensa de Deus.
Transcrição Marta Romero
26º Domingo do Tempo Comum l 29 de setembro de 2024
Neste Evangelho encontramos algo ainda muito comum em nossos dias. Deparamo-nos com pessoas que se dizem discípulos de Jesus proibindo alguém de fazer o bem, por não pertencer ao seu grupo, à sua igreja. Já pensou? Não podia fazer o bem, por não pertencer ao seleto grupo de apóstolos.
25º Domingo do Tempo Comum l 22 de setembro de 2024
No Evangelho de hoje Jesus nos fala dos verdadeiros valores do Reino de Deus. Jesus está a caminho de Jerusalém, não para conquistar um reino deste mundo, mas para dar a sua própria vida para nos salvar.
24º Domingo do Tempo Comum l 15 de setembro de 2024
Jesus e seus discípulos estão no caminho de Cesaréia de Felipe, e Ele decide que é hora de testar o conhecimento de seus discípulos quanto à sua pessoa. Jesus então vai direto ao assunto com esta pergunta: “Quem dizem as pessoas que eu sou?”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.