A transfiguração de Jesus acontece seis dias após o convite a tomar a própria cruz (cf. Mc 8,34). Seria, então, no sétimo dia, quando Deus completou a criação e repousou (cf. Gn 2,1). Essa indicação temporal sublinha que a transfiguração não é algo imediato, mas o resultado final de toda uma “obra criadora”, a ser levada a cabo no percurso da existência de cada discípulo.
Transfiguração, no evangelho, diz-se “metamorfose”, que significa, literalmente: “mudança de forma”. Assim, encarnando-se, Jesus tomou forma humana sob a condição de servo (cf. Fl 2,7), para que fôssemos “transformados”, participando, n’Ele, da condição divina (cf. 2Pd 1,4), agora revelada no Monte Tabor.
Na cena da transfiguração, Jesus aparece conversando com Moisés e Elias. Ora, na tradição, Moisés representa a Lei e Elias, os Profetas. “Lei e Profetas” era uma maneira comum de designar a totalidade do conteúdo das Sagradas Escrituras. Portanto, ao figurar entre os dois personagens, Jesus confirma-se como ponto de convergência e realização plena de todas as promessas contidas nas Escrituras.
Em seu destino de Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus Cristo é a “Palavra”, que tira o véu que permanecia sobre a leitura do Antigo Testamento e no coração de quem o lê (cf. 2Cor 3,14-16). Ao mesmo tempo, a cena da transfiguração afirma que as Escrituras iluminam o “Mistério” de Cristo. É d’Ele que elas falam (cf. Lc 24,25-27), sem as quais não poderíamos sequer imaginar os grandes e preciosos dons que nos foram concedidos (cf. 2Pd 1,4). Por isso, o autor da Segunda Epístola de Pedro exorta-nos a prestarmos atenção à Palavra dos profetas, que é a lâmpada que brilha em lugar escuro até que desponte o dia e a estrela d’alva surja em nossos corações (cf. 2Pd 1,19).
Diante da cena, os discípulos foram tomados de pavor e não sabiam o que dizer (cf. Mc 9,6). Pedro, porém, rompendo o silêncio, diz: “Rabi, é bom estarmos aqui. Façamos, pois, três tendas uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias” (Mc 9,5). Embora ele não soubesse o que estava dizendo, sua intervenção exprime dimensões profundas do mistério de Cristo. Pois em Jesus transfigurado, toda a criação alcança a beleza que Deus lhe havia designado desde o princípio, quando, ao final de Sua obra, constatou que o que havia feito era muito bom (cf. Gn 1,31).
Jesus é, portanto, o ponto de chegada e a força que move tudo desde o princípio. Porém, nem Pedro nem os outros poderiam construir uma habitação para o Senhor (cf. 1Sm 7), porque Ele mesmo, em sua humanidade transfigurada, é a tenda definitiva de Deus com os homens (cf. Jo 1,14). Mas, para termos n’Ele morada, é necessário ouvi-Lo, conforme a ordem do Pai (cf. Mc 9,7), aceitando Seu convite a segui-Lo no caminho da cruz (cf. Mc 8,34-35).
“Eram como ovelhas que não têm pastor”
O comentário teológico desta atividade messiânica é realizado por uma frase bíblica: “eram como ovelhas sem pastor”. Moisés diante de sua morte pede a Deus que estabeleça como chefe da comunidade “um homem que os preceda no entrar e no sair... para que a comunidade do Senhor não seja um rebanho sem pastor” (Nm 27,17). Como Josué tomará o lugar de Moisés, assim, os discípulos continuarão a missão de Jesus, o pastor messiânico que guia e protege a comunidade cansada e abatida. A motivação profunda do compromisso messiânico-salvífico de Jesus, que deve prolongar-se na missão dos discípulos, está na compaixão, naquele amor gratuito e ativo que o impulsiona a intervir para aliviar as misérias do povo, (Mt 14,14; 15,32; 20,34).
O anúncio do Anjo Gabriel à Maria
Frei Sebastião medita sobre o tema: Milite, renove hoje o teu sim como Maria
5º Domingo da Páscoa l 28 de abril de 2024
Estamos no Quinto Domingo da Páscoa. Hoje Jesus nos fala da videira e dos seus ramos. Um exemplo muito fácil de ser entendido, principalmente porque Jesus estava falando para agricultores, pessoas que sabiam muito bem porque a videira devia ser podada. Eles sabiam o quanto a poda é benéfica para a planta.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.