Instituto Missionárias da
Imaculada-Padre Kolbe

Fundado na Itália, em 1954, o Instituto Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe está em sete países levando os valores evangélicos ao mundo com os votos de pobreza, castidade de obediência.

Veja fotos

Terminada a Segunda Guerra Mundial, em Bolonha na Itália, um frade da Ordem dos Frades Menores Conventuais, padre Luigi Faccenda, tornou-se o responsável pela Milícia da Imaculada. No início dos anos 50, um grupo de moças, que pertencia à Obra, manifestou-lhe o desejo de viver a consagração a Deus seguindo a espiritualidade mariana e missionária própria de São Maximiliano Kolbe. Por isso, no dia 11 de outubro de 1954, depois de um período de oração e discernimento, padre Luigi Faccenda fundou o Instituto Secular das Missionárias da Imaculada - Padre Kolbe.

Atualmente, as missionárias estão presentes no continente Europeu, em países além da Itália sua sede central, Luxemburgo e Polônia e no continente Americano, no Brasil, Argentina, Bolívia, México e Estados Unidos.

No Brasil, com o crescimento da Milícia da Imaculada, Frei Sebastião Benito Quaglio foi à Itália e lá se encontrou com a diretora geral do instituto na época, Rosana Mariano, perguntando se as missionárias podiam ir para o Brasil em missão. Após um período de discernimento organização, e com a bênção do fundador Padre Faccenda, finalmente foi decidido que mandariam as primeiras missionárias para assumir a Milícia da Imaculada. Em 13 de fevereiro de 1996, vindas da Itália as três primeiras missionárias, Marina Mellis, Alejandra Camilo Moreno e Giovanna Venturi, hoje diretora geral do instituto, fundaram a primeira Casa da Imaculada na cidade de São Bernardo do Campo, onde é até hoje a sede central do instituto no Brasil na Diocese de Santo André.

Com a missão de assumirem a evangelização da Milícia da Imaculada no Brasil, as missionárias atualmente estão presentes no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Em meados de 1998 as Missionárias e Missionários da Imaculada - Padre Kolbe e alguns voluntários da região do Riacho Grande, no pós-Balsa, em São Bernardo do Campo – SP, iniciam seu trabalho de visita às famílias neste local. Com este trabalho se deparam com uma infância totalmente entregue ao descaso, com seus direitos negligenciados, sujeita a todo o tipo de violência física e psicológica e sem a menor perspectiva de um futuro melhor. Em 2009, nasceu o projeto Centro Social Maximiliano Kolbe como um espaço de formação e promoção humana a essas crianças e suas famílias, de tal modo que as ações promovidas tendessem uma educação que veja a criança e adolescente como sujeito de sua vida, um ser humano capaz de construir uma realidade diferente daquela que é obrigada e condicionada a viver.

Por Redação, adaptado de www.kolbemission.org; www.centrosocialmaximilianokolbe.wordpress.com


Vídeo com testemunho da missionária Maria Del Carmen, da Polônia (em italiano):


Casas da Imaculada no Brasil

São Paulo

Endereço: Rua Atlântica, 12 - Jardim do Mar

São Bernardo do Campo – SP

Contato: (11) 4121-1670

E-mail: brasil@kolbemission.org

Facebook: www.facebook.com/kolbemission

Campo Grande - MS

Endereço: Rua do Florin, 250 – Bairro Vila Carlota

Campo Grande – MS

Contato: (67) 3213-7970

E-mail: missionariasms@gmail.com

Instituto Missionários
da Imaculada-Padre Kolbe

Em 11 de fevereiro de 1997, nascia o Instituto Missionários da Imaculada-Padre Kolbe no Brasil. Essa organização eclesial é formada por jovens e adultos homens de Vida Consagrada Secular ou como sacerdotes, sob o carisma mariano, missionário e kolbiano.

Veja fotos

O instituto nasce a partir do crescimento da Milícia da Imaculada no Brasil e a vinda das Missionárias da Imaculada - Padre Kolbe em fevereiro de 1996.

Vendo o trabalho desenvolvido com os leigos, o diretor Frei Sebastião Benito Quaglio, desejou aprofundar-se ainda mais na espiritualidade da Milícia da Imaculada. Foi quando viu a necessidade de ter pessoas consagradas com o mesmo ideal da MI, além do ramo feminino das missionárias, um ramo masculino.

Conhecendo e aprofundando-se no carisma mariano e kolbiano, Frei Sebastião foi à Itália procurar o fundador do Instituto, Padre Luigi Faccenda, e lhe pediu para fundar o ramo masculino. Após longas conversas e um período de discernimento, concluiu-se que o ramo masculino do Instituto seria, de fato, fundado. Sendo assim, na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, em 11 de fevereiro de 1997, nascia o Instituto dos Missionários da Imaculada - Padre Kolbe.

Seis jovens do Brasil deram início a tal experiência guiada da sabedoria e iluminada pelo então diretor do instituto Frei Sebastião. Mais tarde o instituto foi aprovado pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp e pela Província São Francisco de Assis da Ordem dos Frades Menores Conventuais no Brasil.

Em 27 de fevereiro de 2000 houve a primeira profissão religiosa dos votos de Obediência, Castidade e Pobreza dos três primeiros missionários no mundo. A sede do instituto fica Casa da Imaculada na cidade de São Bernardo do Campo onde é até hoje a sede central do instituto no Brasil na Diocese de Santo André.

Como frutos do instituto, doze jovens, dentre inúmeros formados, foram ordenados sacerdotes da Igreja Católica e estão prestando serviços em vários estados do Brasil.

Sede do Instituto dos Missionários

São Paulo

Endereço: Rua Olinda, 41 - Nova Petrópolis,

São Bernardo do Campo - SP, 09770-070

Contato: (11) 4330-5904

Facebook: https://www.facebook.com/MissionariosImaculadaPadreKolbe

Boleto