Por Jovem Mílite Em Interligado

Círio de Nazaré em Família

Depois de mais de duzentos anos de emoção e fé nas ruas e nas águas do Pará, a festa desse ano será virtual devido à pandemia





Por Padre Wagner Maria, Arquidiocese de Belém

A festa do Círio de Nazaré marca profundamente a vida religiosa do povo paraense. Tudo gira em torno dessa festa que ganhou também dimensões culturais. É a maior procissão católica do mundo reunindo em um só dia, sempre no segundo domingo de outubro, mais de dois milhões de pessoas pelas ruas de Belém - PA com a pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré. É uma demonstração de fé e amor do povo do Pará à rainha e padroeira da Amazônia.

O Círio é uma espécie de Natal dos paraenses. Claro que não é como Natal e nem substitui em importância a comemoração do nascimento de Jesus. O Círio e o Natal envolvem elementos semelhantes com os preparativos, a festa em si, o almoço em família e a viagem de que os paraenses que estão fora do estado fazem para comemorar com os familiares as tradições. O Círio é um momento de grande força na vida do povo.

Este Círio será inédito. Em 228 anos nunca houve algo semelhante. Uma comissão de especialistas da saúde em diálogo com a prefeitura da capital e a arquidiocese chegou à conclusão de que não é prudente levar multidões às ruas durante 15 dias de festa e nas 14 diferentes romarias. Nos outros anos, por exemplo, na manhã da segunda sexta-feira de outubro, a imagem de Nossa Senhora ia para a cidade vizinha de Ananindeua - PA acompanhada por ciclistas, mas nesse ano não será possível. Assim como a romaria fluvial, a rodoviária e nem a motoromaria. Não será possível a grandiosa procissão da manhã do segundo domingo de outubro, que reúne mais de dois milhões de fiéis para a passagem da berlinda com a imagem da padroeira. Mas vai ter o Círio, sim! A imagem de Nossa Senhora não saíra às ruas, mas teremos um Círio quase todo virtual e as multidões estarão em casa acompanhando com o mesmo amor e fé.

Eu faço parte da Fundação Nazaré de Comunicação que, com as emissoras de rádio, TV, jornal e internet, é o meio de comunicação oficial do Círio de Nazaré. Nos anos anteriores a grande equipe informava sobre as romarias e transmitia toda a emoção com profissionais que acompanhavam tudo nas igrejas, ruas, portos e praças. Nesse ano, no lugar das romarias, teremos as celebrações que estamos preparando com muito amor. Nesse ano, praticamente, a equipe de comunicadores proporcionará que o Círio seja celebrado nas famílias por meio do rádio, da TV e da internet.

Se ligue no Círio

Pelos meios de comunicação serão transmitidas as Missas, Rosários, e as tradicionais cerimônias como a apresentação do manto que recobrirá a imagem da padroeira, a decoração da berlinda e o emocionante momento da “descida do glória”, que consiste na retirada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de seu trono. Teremos Círio, sim. Mas será um Círio em família. Acredito que a festa do Círio de Nazaré é momento para pedir a Nossa Senhora que nos cubra com seu santo manto e nos proteja do vírus e do mal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovem Mílite, em Interligado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.