Por Gabriel Lopes Em Interligado Atualizada em 17 JAN 2020 - 08H25

Planejamento

O planejamento deve nortear o caminho que queremos seguir. Confira as dicas de Gabriel Lopes.



“Para quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve”. Esta frase escrita por Lewis Carroll deve ser um mantra em nossa vida principalmente no início do ano. É muito fácil se perder por um caminho sem norte, as distrações acabam roubando o nosso tempo e disposição.

Quando um início se aproxima, precisamos estar preparados e bem planejados para aproveitar o máximo possível das oportunidades que surgem no percurso. Para que a gente comece a pensar nisso nesse início de 2020, separei tópicos para montar o nosso planejamento pessoal. Cada tópico trará uma série de perguntas que servem de provocação, lembrando que elas são só um ponto de partida de um caminho conduzido por você mesmo, ok?

Depois de se fazer uma chuva de perguntas, escolha objetivos e separe as metas em curto, médio e longo prazo. Pense também no tamanho dessas metas, o esforço para comprar um carro e ler dois livros no mês é bem diferente, pensando nisso, vá distribuindo durante os meses do ano e remanejando as prioridades com o tempo. O mais legal será chegar ao fim do ano com a maioria dos planos realizados. Vamos juntos nessa experiência?

PESSOAL: quais qualidades eu tenho? Quais pontos de melhoria preciso trabalhar? Tenho cuidado da minha saúde física e mental? Não está na hora de praticar algum esporte? Tenho dedicado momentos de descanso e lazer em minha própria companhia? O que me impede de sair ou viajar sozinho? Tenho me planejado financeiramente para o futuro?

PROFISSIONAL: quero mudar de emprego? Tenho feito minha parte para conseguir uma boa colocação? Que tal um curso para aperfeiçoamento? Quais são as minhas motivações para buscar outro emprego? Como está o meu desempenho profissional? Onde pretendo estar em cinco anos? Estou me esforçando para entrar numa boa faculdade?

FAMILIAR: preciso passar mais tempo com meus pais? Tenho sido um bom filho (a)? Como posso evitar conflitos desnecessários? Falo sobre os meus problemas com meus pais? Existe alguma situação que eu esteja escondendo dos meus pais? Porque não me sinto confortável e seguro de falar sobre isso com eles? Tenho ajudado em casa?

ESPIRITUAL: tenho ido a Missa regularmente? Passo tempo suficiente com Deus? Como têm sido os meus momentos de oração pessoal? Quais ações surgiram após essas experiências? Me mostro aberto e disponível para servir nas necessidades da minha paróquia? Me confesso regularmente? Tenho um santo de devoção que pode guiar o meu ano?


Confira o bate-papo entre o Gabriel Lopes e a Nathalia Silva, no programa Família Consagrada, sobre como realizar um planejamento que possa fazer alavancar todos os sonhos e projetos para viver melhor e servir melhor a Deus e ao próximo:

Receba a revista Jovem Mílite em sua casa!

Faça o seu cadastro aqui:

Receba sua revista


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Lopes, em Interligado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.