Por Gabriel Lopes Em Interligado Atualizada em 19 MAR 2020 - 16H37

Um cara de responsa

São José é sem dúvida uma figura que expressa fé, perseverança e amor

revista
revista
Um cara de responsa


Neste mês, a Igreja celebra São José, o pai adotivo de Jesus e parte fundamental da Sagrada Família. Basta olhar pra figura deste homem para perceber a quantidade de virtudes que ele colecionou em vida, seja por sua personalidade ou até mesmo pela postura que assumiu após saber de tudo que aconteceria em sua história. Vamos refletir sobre algumas qualidades.

Num primeiro instante, José duvidou, mas isso serviu como impulso para que acreditasse ainda mais em Deus e em todos os planos que se cumpririam em sua vida.

SERENIDADE

Ser pai “adotivo” do Filho de Deus não deve ser uma tarefa fácil, mas em nenhum momento ele se desesperou, sempre se viu como a base dessa família e, através de sua serenidade, conseguia transmitir a segurança que Jesus e Maria precisavam para viver em harmonia com os planos divinos.

COMPREENSÃO

Após cair em si, José percebeu que a realidade que viveria dali pra frente não seria comum, mas ele foi extremamente compreensivo e aceitou o chamado de Maria – tanto na maternidade quanto na virgindade – renunciando tudo o que ele idealizou da vida e se abrindo ao novo de Deus.

EMPATIA

Ele era caridoso, compassivo e paciente, pois entendia os desafios que as pessoas passavam em seu interior. O olhar quase antropológico que José tinha, o fazia não só saber se colocar no lugar do outro, mas também perceber qual era o seu lugar dentro de todos os acontecimentos que presenciou.

AMOR

Todas essas qualidades que o tornaram notável, só são possíveis porque ele amava em abundância. Ele amava sua esposa com quem dividiu a vida, amava seu filho e o ensinou sobre o mundo. Mas, acima de tudo, amava a Deus e entendia que, era amado também, afinal, foi escolhido para esse importante papel.

Receba a revista Jovem Mílite em sua casa!

Faça o seu cadastro aqui:

Seja um Jovem Mílite

Fonte: Revista Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Lopes, em Interligado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.