Por Jovem Mílite Em Meu rolê

Tirando a viagem do papel

Atenção senhores passageiros, iniciando embarque do voo com destino aos seus sonhos... ah, aqui você também vai descobrir o seu perfil de viajante. Simbora?





Por Nicole Barros, Engenheira e viajante nas horas vagas

Já parou para pensar como faz bem viajar? Através da viagem, entramos em contato com diferentes realidades, culturas e pessoas. Saímos da zona de conforto rumo ao desconhecido. Seja o idioma, a gastronomia ou a localização geográfica, sempre há algo novo para aprender.

Provavelmente você já deve ter ouvido, até mesmo falado, que viajar é bom, mas voltar para casa é melhor ainda, justamente porque, na viagem, nós valorizamos as pequenas coisas no nosso dia a dia e tudo que temos e conquistamos.

Para que você possa desfrutar o melhor da sua viagem, minimizar os possíveis contratempos e ter novas experiências, temos aqui algumas dicas importantes que vale a pena conferir.

Escolha do destino

Identificar o seu perfil é importante para uma escolha efetiva do destino. Além disso, verifique o período da sua viagem, com o seu objetivo e orçamento, pois em alguns destinos, você consegue ir fora da alta temporada, aproveitar tão bem quanto, ou até mais, por estar vazio, e ainda economizar.

Após a escolha do local, se for um destino internacional, verifique seu passaporte e se são exigidas vacinas e visto para a entrada no país. Caso você possua o visto, planeje a viagem com um prazo maior.

Defina seu orçamento e faça um planejamento 

O planejamento de uma viagem é essencial para que possam ser evitados vários contratempos. Por isso, defina qual é o seu orçamento, e a partir daí, escolha a acomodação que se encaixe na sua realidade e reserve o dinheiro para as atrações que deseja conhecer, alimentação e compras, caso deseje.

Verifique os valores dos ingressos e se existem dias com entradas gratuitas. Já para a alimentação determine quanto se deseja gastar por dia, pois é mais fácil se programar.

Se você deseja ir a um restaurante mais caro, por exemplo, faça um café da manhã mais tranquilo, almoce um lanche e à noite vá ao restaurante desejado, assim, você faz um equilíbrio dos seus gastos e consegue aproveitar o local.

Pesquise antes de comprar suas passagens 

Verifique a distância do local de origem e o seu deslocamento até o destino, juntamente com o seu orçamento. Se estiver com um orçamento apertado, existem vários destinos no Brasil onde é possível ir de ônibus.

Se optar por viajar de avião, atente-se para que as bagagens estejam inclusas e qual a franquia para as malas despachadas, já que o excesso de bagagem pode sair mais caro que o esperado.

Monte seu roteiro

Se você tem poucos dias no local, ou quer maximizar sua experiência, montar um roteiro te ajuda, e muito, a aproveitar melhor sua viagem.

Ao montar o roteiro você pode otimizar o seu deslocamento e definir regiões a serem visitadas por dia, assim, você não perde tempo em deslocamento nem definindo o local.

Tenha em mente que na sua viagem haverá alterações e adaptações no roteiro, mas isso é saudável, pois você pode conhecer locais incríveis que nem imaginava e o roteiro serve apenas como um guia.

Conheça o básico do idioma local

Caso você faça uma viagem internacional, é importante conhecer algumas palavras básicas, tais como bom dia, por favor e obrigado. Isso te faz ser uma pessoa mais gentil e mostra que, mesmo não sabendo o idioma, você se esforçou para aprender alguma coisa. Conhecer essas palavras básicas também pode ajudar a ficar mais confiante no momento da imigração.

Para o dia da sua viagem

Faça um check-list de todos os itens que você precisa levar na viagem, e, antes de sair de casa, confira para verificar se não se esqueceu de nada.

Chegue ao aeroporto com antecedência (verifique com a companhia aérea qual o período indicado), pois pode haver imprevistos no check-in, despacho de malas, filas grandes etc.

Aproveite sua viagem

Quando você finalmente chegar ao seu destino, aproveite o momento.

Vivemos num mundo cada vez mais conectado e tendemos a usar o celular em todos os momentos, então registre, sim, com fotografias, mas permita-se vivenciar a experiência, observe o local, a cultura, as pessoas, as comidas e até mesmo os barulhos. Tudo isso faz parte da viagem. Desconecte-se do mundo virtual e conecte-se ao momento.

Conheça o seu perfil de viajante:

Existem vários perfis de viajante, conhecer o seu pode tornar a sua viagem mais rica e ainda pode te ajudar a direcionar como investir melhor os recursos de tempo e de dinheiro. Vale lembrar que não temos apenas um tipo de perfil de viajante, e que, ao longo da vida, o perfil pode se alterar.

Perfil aventureiro

É para quem curte atividades ao ar livre, entrar em contato com a natureza e conhecer pessoas.

Atividades como trekking, ecoturismo, rapel e rafting estão presentes nas viagens desse perfil.

Perfil histórico-cultural

O viajante com esse perfil ama visitar museus, cidades históricas e conhecer a cultura local. Geralmente o roteiro inclui visitas às igrejas, castelos, museus, estátuas e praças. É o perfil mais fácil de agradar, pois cada lugar tem a sua própria história e cada visita é uma nova descoberta do local.

Perfil gastronômico

É para aquele que antes da viagem já pensa na oportunidade de provar novos cardápios e conhecer a gastronomia local, com sabores exóticos ou com aqueles pratos tradicionais.

Perfil baladeiro

Este é o perfil de quem se interessa pela vida noturna, gosta de dançar, conhecer pessoas e músicas locais.

Perfil religioso

Neste perfil, o viajante busca intensificar a fé, num momento de autorreflexão, agradecimento ou pedido. Dentre as atividades, estão inclusos igrejas, mosteiros, monumentos e praças.

Perfil comprador

Este é o perfil daquele que gosta de ir às lojas de departamentos, shoppings e lojinhas de souvenirs. Economiza o ano inteiro para poder comprar nas viagens, volta com a mala cheia e sempre trás lembrancinhas para a família e amigos pode se alterar.

Leia MaisCentro Velho de São PauloConexão Bolívia-BrasilCidade MorenaMissão de comunicação na AmazôniaBaixe o pdf da edição de junho e encontre outras novidades da revista Jovem Mílite para você ler em qualquer hora e lugar! Você também receber em sua casa e colaborar mensalmente com a Milícia da Imaculada.

Veja como é fácil também fazer uma doação avulsa on-line aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovem Mílite, em Meu rolê

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.