Por Túlia Savela Em Jovem Mílite Atualizada em 13 MAR 2019 - 15H50

Pão da vida | Aqui está quem é maior que Jonas


Divulgação
Divulgação
O silêncio é convite à oração


Quarta-feira da Primeira Semana da Quaresma | Evangelho segundo Lucas 11,29-32

29. Afluía o povo e ele continuou: “Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas. 30. Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. 31. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão. 32. Os ninivitas se levantarão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

Reflexão

Todos temos o que aperfeiçoar e, por isso, a Igreja nos apresenta o Tempo quaresmal.

Intrigante como sucedem duras tragédias a pessoas que julgamos como sendo muito boas. A meu ver, isso se dá porque mesmo o mais próximo de Deus sempre pode se achegar mais a Ele, se assemelhar mais ao Coração do Pai; pode viver ainda mais a vida da graça, e não somente a vida na carne, os prazeres e alegrias deste mundo.

Aquele que já é bom é sempre também o mais perto do abismo do inferno, porque pode cair na tentação de achar que sua bondade é sua, vem de si, nasceu de si, se origina em seu próprio eu. Não. Somente Deus é bom, disse Jesus ao jovem rico (cf. Mt 19,17).

Se você não vê grandes pedras de tropeço em seu coração, reze, se prive de algo (um alimento, bebida, algo relacionado à aparência etc) e peça a Deus para lhe mostrar sua pequenez, para que possa enxergar a grandiosidade dele. Esse exercício não é para se autoflagelar mentalmente, cair em crise existencial, nada disso. Isso ajuda a compreender, aceitar a própria miséria, a se amar. Assim, você permite que Ele, com Sua bondade, lapide a linda pedra de luz que você já é, ciente de que seu brilho vem da união com Ele, o grande sinal do Pai: Jesus (Lc 11,32), aquele que é maior que Jonas e todos os profetas, porque é o próprio Filho de Deus.

Oração

Senhor, não desprezeis um coração arrependido! (Sl 50). Dá-me o dom de buscar a humildade.

Propósito

Limpar os pensamentos de superioridade em relação aos outros. Achar no irmão que não admiro alguma qualidade e procurar associá-lo sempre a isso, àquilo que ele tem de bom.

Leia mais sobre formação, informação e espiritualidade católica na sua Revista Jovem Mílite . Clique abaixo e faça o seu cadastro:

Seja um jovem mílite!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Jovem Mílite

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.