No mês da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), conheça a história da Jovem da Milícia da Imaculada, Letícia Campos, que apesar de ter passado por momentos conflituosos, ela encontrou forças na consagração a Nossa Senhora para seguir.
Elazir recebeu a notícia do médico com pesar. Fazia cinco anos que estava casada, e o sonho dela e do marido era ter um filho. Recentemente, tinha sofrido dois abortos espontâneos e agora sabia que não podia gerar uma criança.
Mesmo com essa notícia, Elazir tinha a certeza de que seria mãe. Por isso, ela decidiu procurar outro médico. Ele suspeitou de endometriose e pediu uma série de exames, mas nada foi diagnosticado. Naquela mesma noite, Elazir, rezou e pediu a intercessão de Nossa Senhora para alcançar a graça de ter um bebê. Quando dormiu, sonhou com a Imaculada Conceição que irradiava uma luz forte e lhe mostrava uma menina. Ao acordar, ela soube que tinha recebido a graça que tanto pediu.
Em 28 de outubro de 1991, nasceu o pequeno milagre chamado Letícia. A menina, muito curiosa, cresceu com interesse pelos ensinamentos da Igreja Católica. Aos 15 anos, Letícia e a família se mudaram de cidade e conheceram a Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo - SP. Logo, a adolescente entrou na Comunidade de Jovens com Cristo (CJC).
Letícia entrou na faculdade, em 2009, para cursar Tecnologia Ambiental, mas com o tempo percebeu que não queria seguir carreira na área. Depois de um ano, ela mudou para Arquitetura e Urbanismo. Foi exatamente neste período de transição que Letícia se deparou com uma mudança brusca na vida. Cheia de responsabilidades e preocupações, ela teve a necessidade de trilhar seu caminho sozinha.
Em um dos encontros da Comunidade de Jovens com Cristo, ela foi convidada a fazer a Consagração a Nossa Senhora na Milícia da Imaculada. De início, recusou o convite, mas, como a proposta não saía de sua cabeça, decidiu aceitar.
Foi em 2011, que Letícia se tornou uma consagrada a Nossa Senhora. A ocasião marcou-a profundamente, pois ao receber a Medalha Milagrosa das mãos do Frei Sebastião, a jovem soube que a partir daquele momento pertencia inteiramente a Nossa Senhora. Assim, Letícia começou a participar ativamente dos projetos da MI, como reuniões, festas, formações e eventos.
Alguns meses se passaram e Letícia convidou sua mãe para visitar o Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe. Ao chegar, Elazir viu a imagem de Nossa Senhora no pátio da MI. Logo, ela se aproximou e começou a rezar. Com olhos marejados, Elazir segurou as mãos da filha e contou por que tinha se emocionado. Aquela imagem de Nossa Senhora era muito semelhante àquela que sonhou quando estava grávida. Diante de tantas emoções, as duas se abraçaram.
Posteriormente, outras ocasiões mostraram que Letícia estava no caminho certo.
Em 2013, Letícia foi para JMJ no Rio de Janeiro e a fé dela foi fortalecida com essa experiência. Assim como ela, jovens de culturas diferentes, unidos por um mesmo ideal, passaram por momentos de provação como falta de água e de transporte, e banhos gelados.
No sábado, 27 de julho de 2013, na vigília da JMJ Rio 2013, todos os amigos de Letícia se sentiam exaustos, mas, ao fazer o trajeto até Copacabana, eles ouviram um grupo de louvor que dizia: “Força peregrino! Força!”. Foi então que, ao chegar à praia, Letícia olhou o telão e percebeu quão grandioso era o plano de Jesus. Não havia mais medo, fome ou cansaço naquele momento, só a certeza de que o caminho seria difícil, mas tudo é possível em Jesus.
Os acontecimentos na JMJ Rio 2013 e o fato de Letícia ter feito a consagração, contribuiu para a certeza que ela carrega consigo: o dom da juventude consiste em levar a Palavra de Deus, com alegria, a todos.
Neste ano, a JMJ acontece do dia 25 a 31 de julho na cidade de Cracóvia, na Polônia. Com muita expectativa, Letícia se prepara para conhecer a Cidade da Imaculada fundada por São Maximiliano Maria Kolbe em sua terra natal. A poucos dias da viagem, a jovem tenta viver intensamente as palavras do santo: “Deixemos ser pincel nas mãos da Imaculada”. Junto aos Jovens da MI, ela se prepara fazendo formações e ações de misericórdia desde o início do ano. Mesmo sem entender o que Deus reserva para ela, Letícia sabe que é muito importante viajar para Polônia para representar o carisma e a juventude da MI.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.