Por Angelica Lima Em Brasil Atualizada em 22 FEV 2019 - 08H42

4 ministros votam para equiparar homofobia ao crime de racismo


A sessão que foi suspensa ainda não tem data para ser retomada


O Supremo Tribunal Federal (STF) avançou, nesta quinta-feira (21), no sentido de equiparar a prática de homofobia ao crime de racismo. Ao todo, quatro ministros já se posicionaram neste sentido.

As duas ações que estão sendo analisadas pelo Supremo argumentam que o Congresso Nacional tem se omitido de debater a criminalização da homofobia e, por isso, pedem para que o STF enquadre as condutas como crime de racismo.

Os ministros Celso de Mello e Edson Fachin, relatores das ações deram razão aos argumentos levantados nos pedidos. Por isso, os ministros entenderam que cabe ao Supremo aplicar a lei do racismo para corrigir a negligencia do legislativo. Os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso seguiram os relatores e votaram pela equiparação da homofobia ao racismo.

Por volta das 18h30, após quatro votos, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli decidiu suspender o julgamento. A sessão ainda não tem dada para ser retomada.

O assunto, porém, gera polêmica no mundo jurídico e político, uma vez que, para muitos especialistas, o STF estaria extrapolando suas funções e entrando na competência do Legislativo.

Com informações da Agência do Rádio

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.