Por Núria Coelho Em Brasil Atualizada em 21 MAI 2019 - 16H11

Aneel aumenta valor das bandeiras tarifárias, e conta de luz vai subir

A alteração começa a partir do mês de junho

Divulgação
Divulgação
Aneel aumenta valor das bandeiras tarifárias, e conta de luz vai subir


A conta de luz vai ficar mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, confirmou um aumento, a partir de junho, no valor das bandeiras tarifárias.

No caso da amarela, a taxa extra cobrada do consumidor para cada 100 quillowats-hora, vai subir de um real para um e 50.

A bandeira vermelha é dividida em dois níveis. No primeiro, a taxa extra passa de três para quatro reais. E, no segundo, de cinco para seis reais.

A ideia seria fazer que o valor pago pelos consumidores fique o mais perto possível daquele que realmente é gasto pra garantir o abastecimento.

O Governo afirmou que nos últimos dois anos houve um rombo de cinco bilhões de reais. O que, depois, é levado em conta na hora de definir os reajustes da tarifa. As bandeiras são usadas desde 2015.

Na época de chuva, quando os reservatórios das usinas estão cheios, normalmente é adotada a bandeira verde, sem cobrança de taxa extra.

Conforme vem a seca, é necessário acionar as usinas térmicas, que geram uma despesa maior. E, aí, são adotadas as bandeiras amarela, em vigor no mês de maio, e vermelha, nos casos mais graves.

De Rádio 2

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.