Por MI Em Brasil

Anvisa decide pelo banimento da gordura trans até 2023

Divulgação
Divulgação
Consumo excessivo das gorduras trans pode causar doenças do coração


As gorduras trans, ou os ácidos graxos trans, produzidas de forma industrial a partir de óleos vegetais, estão com os dias contados. Elas são prejudiciais à saúde, gerando um aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, o HDL.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou regras que limitam o uso dessas gorduras em produtos industrializados até 2023.

A agência informou que a medida é para proteger a população, já que o consumo elevado de gordura trans é nocivo à saúde, porque favorece o surgimento de problemas cardiovasculares, como entupimento de artérias do coração.

A medida da Anvisa será implantada em três etapas. A primeira limitará em 2% a presença da gordura trans na produção de óleos refinados, e passa a valer a partir de 1º de julho de 2021.

A segunda fase, que entra em vigor nesta data, restringe a 2% de gordura trans no total de gorduras presentes em alimentos em geral. Essa fase vai até 1º de janeiro de 2023, mas com uma exceção: a regra não vale para alimentos utilizados como matéria-prima na indústria.

A última fase prevê o banimento total das gorduras parcialmente hidrogenadas, principal fonte de gorduras trans industriais, a partir de 1º de janeiro de 2023.

Segundo a Anvisa, o consumo excessivo das gorduras trans foi responsável por mais de 18 mil mortes por doenças coronarianas. A Organização Mundial de Saúde também recomenda a redução do consumo dessas gorduras, o que vem ocorrendo em 49 países, como Estados Unidos, África do Sul, Chile e Argentina.

Da Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.