Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

Brasil perde uma posição em ranking do IDH

Brasil e a Colômbia apareceram empatados na quarta posição entre países da América Latina

Divulgação
Divulgação
Saúde, Educação e renda são bases para medição do Índice de Desenvolvimento Humano


O Brasil ficou na posição 79º no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Medido anualmente, o IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvido o país – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda.

Neste ano, o Brasil alcançou o IDH de 0,761, com uma pequena melhora de 0,001 em relação ao ano passado. Na classificação da ONU, o Brasil segue no grupo dos que têm alto desenvolvimento humano.

A escala classifica os países analisados com IDH muito alto, alto, médio e baixo. Apesar do leve aumento, o Brasil caiu uma posição no ranking mundial em relação à publicação anterior, passando da posição 78 para 79.

Os dados do relatório publicado agora são de 2018. Dados deste ano serão divulgados na edição 2020 do levantamento.

Entre os países da América do Sul, o Brasil e a Colômbia apareceram empatados na quarta posição. O primeiro lugar ficou com Chile, na colocação geral número 42 seguido de Argentina, com posição 48 e Uruguai, na 57, respectivamente.

Segundo o relatório, a taxa anual de crescimento do IDH brasileiro nos últimos 18 anos foi de 0,78%. No mesmo período, a expectativa de vida foi de 66 para 75 anos.

Da G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.