A alta de 4% no preço da carne do boi puxou o custo de vida do brasileiro, em novembro. Com destaque negativo para o contrafilé, que subiu cerca de 8%. Os dois reajustes aparecem como os principais aumentos do período no Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas.
A conta de luz, gasolina e plano de saúde, por exemplo, também ficaram mais caros. Porém, apesar da pressão de alta feita pelas carnes, o custo de vida do brasileiro, no geral, subiu bem menos: 0,2%. Já que vários outros alimentos ficaram mais baratos, como: tomate, cebola, leite, batata e mamão.
O IGP-M como um todo, usado como base para o reajuste de boa parte dos contratos de aluguel, no País, subiu 0,3%. Isso porque além dos preços cobrados dos consumidores, o índice também leva em conta, por exemplo, as despesas da construção civil e do setor industrial.
No acumulado do começo do ano pra cá, o indicador já avançou mais de cinco por cento.
Da Rádio 2
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.