Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

Com avaliação pior, cursos à distância têm mais evasão de alunos

Na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2% dos cursos á distância tiveram conceito máximo

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Apenas 20 instituições concentram 80% dos alunos na modalidade EAD


Proposta de estudar com mais conforto, sem deslocamento ou ficar horas no trânsito tem atraído mais alunos aos cursos de graduação à distância. As vantagens também são contabilizadas pelas instituições, que arcam com custos operacionais menores nessa modalidade.

Em 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inesp) registrou 3,1 mil cursos de EAD. No ano anterior, eram 2,1 mil. Apenas 20 instituições concentram 80% dos alunos. Mas a avaliação dessa modalidade de ensino tem avalição pior do que a forma presencial.

Na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, 6% dos cursos presenciais tiveram conceito máximo, contra 2% nos de ensino à distância.

Dados do Censo da Educação Superior em 2018 apontam, também, que a taxa de conclusão no EAD é de 35 por cento, enquanto a modalidade presencial atinge mais de 38 por cento dos estudantes.

Pedagogia é o curso de maior procura no ensino à distância, com 23% do total de 440,6 mil alunos matriculados na rede privada.

Da Rádio 2

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