Prevista para começar a funcionar apenas em 2020, a ferramenta “Não Perturbe” do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pretende inibir o assédio de bancos a aposentados.
O sistema de autorregularão de operações de empréstimo pessoal e cartão de crédito com pagamento mediante consignação vai bloquear as ligações dos bancos aos segurados. Para isso, o aposentado terá que solicitar o bloqueio em uma plataforma que ainda não foi criada pelo INSS.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, até o momento 23 instituições financeiras aderiram ao sistema de autor regulação.
O número representa 97% das instituições que oferecem crédito no país. A medida vida principalmente combater o crédito consignado, aquele descontado direto da aposentadoria.
Segundo o INSS, nos últimos três anos quase 150 mil reclamações foram registradas na ouvidoria do Instituto. Os assédios acontecem mais com aposentados que ganham até dois salários mínimos.
Da Mais News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.