A primavera de 2020 começa no hemisfério Sul nesta terça-feira (22). A estação das flores, com é conhecida, se estende das 10h31 de hoje até às 7h02 dia 21 de dezembro, considerando o horário oficial de Brasília.
A estação marca a transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão - isso significa o fim da estiagem e a volta das chuvas à maior parte do país.
Exceção feita apenas para uma porção das regiões Norte e Nordeste, em que, apesar de dias mais quentes, ainda são registradas poucas chuvas.
Neste ano, a primavera terá a influência do fenômeno La Niña – uma influência que, vale destacar, deve ser fraca e de curta duração. As águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média e esse resfriamento pode modificar o padrão de chuva e de temperatura.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é que na Região Sudeste, o fenômeno tenha maior influência na temperatura, que tende a ficar um pouco abaixo que a média para o período. Porém, ao longo dos próximos três meses, deve chover acima da média em grande parte dos estados da região.
Já no Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas abaixo da média em praticamente toda a região, exceto no norte do Paraná. As temperaturas podem ficar ligeiramente acima da média em grande parte da região.
Norte e Nordeste devem ter temperaturas elevadas no período na maior parte e, para o Centro-Oeste, a previsão do Inmet aponta para uma irregularidade das chuvas ao longo da primavera, com precipitações que devem ficar acima da média na parte central e norte de Mato Grosso, norte de Goiás e centro do Mato Grosso do Sul.
Fonte: Mais News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.