Por Angelica Lima Em Igreja Atualizada em 14 ABR 2020 - 20H20

Arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo Pagotto morre aos 70 anos no Ceará

Dom Aldo estava internado na UTI de hospital particular de Fortaleza após agravamento de crise de insuficiência respiratória


Durante muitos anos, dom Aldo participou da Rede Milícia Sat, gravando mensagens e entrevistas


O arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo Di Cillo Pagotto morreu na tarde desta terça-feira (14), em Fortaleza, Ceará. Dom Aldo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular da cidade após o agravamento de uma crise de insuficiência respiratória.

De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, ele apresentava sintomas semelhantes ao da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas não há confirmação da infecção.

Em nota divulgada pela arquidiocese de Fortaleza, local onde dom Aldo exercia seu ministério, há a informação de que o bispo foi entubado e transferido para a unidade de terapia intensiva, apresentando sintomas da covid-19. “Manifestamos a nossa solidariedade a sua família e a congregação do Santíssimo Sacramento a qual fazia parte. Descanse em paz!”, disse um trecho da nota.

Em outra nota, a arquidiocese da Paraíba lamentou profundamente o falecimento de seu arcebispo emérito. “Aos 70 anos, dom Aldo descansa e volta aos braços do Pai. Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte. Assim que possível, traremos informações sobre o velório e sepultamento do nosso arcebispo emérito”.

Em nota, a Unimed Fortaleza informou que Dom Aldo foi internado devido a um quadro de pneumonia no hospital no dia 1° de abril e morreu nesta terça-feira (14), às 14h, em decorrência de infecção respiratória.

Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, Dom Aldo enfrentava um tratamento contra um câncer e na noite de segunda-feira (13) apresentou dificuldade respiratória, sendo entubado e transferido para a UTI.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste SP. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, Minas Gerais e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016. Após a renúncia, se tornou arcebispo emérito da Paraíba e passou a morar em Fortaleza, no Ceará, em uma casa da congregação da qual participava.

Durante muitos anos, dom Aldo participou da Rede Milícia Sat, gravando mensagens e entrevistas.

A Milícia da Imaculada se solidariza com os familiares, a arquidiocese da Paraíba e a Congregação do Santíssimo Sacramento, da qual dom Aldo fazia parte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.