Igreja

Arquidiocese de Teresina tem novo arcebispo

Dom Juarez Sousa da Silva substitui Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Escrito por Vladimir Ribeiro

04 JAN 2023 - 09H36

Divulgação

O Papa francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese Metropolitana de Teresina apresentada por S.E. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. Para substituí-lo, o Santo Padre nomeou como arcebispo Metropolitano de Teresina (Brasil) Dom Juarez Sousa da Silva, transferindo-o da Diocese de Parnaíba.

Carreira

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu em 30 de junho de 1961 em Barras, na Diocese de Campo Maior, Estado do Piauí. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina-PI. Posteriormente, obteve a Licenciatura em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2001).

Em 19 de março de 1994 foi ordenado sacerdote pela Diocese de Campo Maior.

Exerceu os seguintes cargos: administrador paroquial de São José em Altos-PI; vice-reitor e ecônomo do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus de Teresina-PI; diretor e professor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI).

Em 27 de fevereiro de 2008 foi nomeado bispo de Oeiras, recebendo a ordenação episcopal em 17 de maio seguinte. Em 6 de janeiro de 2016 foi nomeado bispo coadjutor de Parnaíba, tornando-se ordinário em 24 de agosto seguinte.

Na Conferência Episcopal Brasileira, é membro do Conselho Permanente e presidente da Regional Nordeste 4, que compreende as circunscrições eclesiásticas do Estado do Piauí.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.