Por Angelica Lima Em Igreja

Bispos da Bolívia: “Não à violência, uma solução constitucional e pacífica"

Bispos da Conferência Episcopal, representantes da Comunidade Cidadania, e demais comitês cívicos do país se reuniram para um diálogo construtivo sobre a situação que atravessa o país


Os bispos bolivianos invocam a população a buscar uma solução constitucional e pacífica que leve a novas eleições


“Em nome de Deus pedimos: cessem as ações de violência e preservem a vida e a paz. Mantenhamos o espírito pacífico que reinou no povo durante tanto tempo”, é o apelo dos Bispos da Conferência Episcopal da Bolívia, reunidos em um diálogo construtivo sobre a inédita situação que atravessa a Bolívia, com os Representantes da Comunidade Cidadania, dos comitês cívicos do país e do Comitê Nacional de Defesa da Democracia (CONADE).

Não cometer atos vandálicos, nem de vingança

Na Declaração, os Bispos bolivianos afirmam que, “o que acontece na Bolívia não é um golpe de Estado, dizemos isso diante dos cidadãos bolivianos e diante da comunidade internacional”.

Por isso, os Pastores fazem um apelo aos bolivianos em prol da paz e para que não cometam atos vandálicos, nem de vingança, nem de nada que possam se arrepender mais tarde. “Todos nós temos – esclarecem os Bispos – a grave obrigação de defender a vida de todos os bolivianos. Em nome de Deus repetimos: cessem as ações de violência e preservem a vida e a paz. Mantenhamos o espírito pacífico que reinou no povo durante tanto tempo”.

Preservar a vida e a liberdade de todos

Além disso, os membros da Conferência Episcopal da Bolívia diante das várias situações de violência que vive o país, e que se agravaram sobretudo nos últimos dias, fazem um apelo “à Polícia Nacional e às Forças Armadas da nação para cumprirem com urgência seu papel constitucional de defesa da propriedade e das pessoas, preservando a vida e a liberdade de todos”.

Uma solução constitucional e pacífica

Por fim, os Bispos bolivianos invocam a toda a população a buscar uma solução constitucional e pacífica que leve a novas eleições, de forma que todo o povo possa expressar sua opinião com liberdade e paz. “Estamos todos de acordo em propor à Assembleia Nacional da Bolívia uma solução constitucional e pacífica – sublinharam os Pastores – para termos em breve um presidente constitucional”.

Do Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.