Por MI Em Igreja

Cardeal Farrell diz que JMJ no Panamá será o começo de uma mudança na Igreja

Em entrevista, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida afirma que é preciso ouvir os jovens sem impor nosso jeito de ser


Vatican News
Vatican News
Em entrevista, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida afirma que é preciso ouvir os jovens sem impor nosso jeito de ser


Em entrevista em vídeo, o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, falou sobre a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, que ocorrerá de 22 a 27 de janeiro deste ano.

"Os jovens são uma inspiração para a Igreja: os idosos podem ter muita experiência e conhecimento, mas a coragem, o entusiasmo, o desejo de sair e fazer alguma coisa, pertence à natureza dos jovens, que amam os desafios", falou.

A continuação do Sínodo da Juventude - No vídeo, o cardeal Farrell ressalta que o encontro do Papa com os jovens da próxima semana será "a continuação do que aconteceu no Sínodo" em outubro de 2018.

"Esta JMJ é o início de uma mudança na Igreja", declara. A experiência do Sínodo, os intercâmbios e a partilha entre jovens e bispos, desejada e exortada pelo próprio Papa Francisco, é de fato "mudança", é "escutar a realidade, não aquela que eu tenho em mente, mas aquela com os quais os jovens se deparam em suas vidas".

Ouvir os jovens - Para o cardeal Farrell, "escutar, escutar a todos" é o caminho a ser seguido, em particular, é preciso ouvir "os jovens, sem impor nosso jeito de ser. Certamente, devemos indicar algumas diretrizes, para a conduta moral, por exemplo, mas são eles que têm as ideias, sabem o que funciona e o que não funciona, o que atrai e o que não os atrai. Devemos ouvir, aprender ".

Dê energia em um mundo cansado - "Vivemos em um mundo cansado, não comunicamos mais, enquanto os jovens comunicam constantemente, produzem novas ideias", reforça o cardeal. Por certo, há necessidade de "discernimento", mas depois são os jovens "quem têm a energia, o desejo e a vontade de mudar".

O prefeito então explicou como a Jornada Mundial da Juventude no Panamá será uma inspiração não só para os jovens, mas para toda a Igreja, e sobre as lições que podem ser aprendidas dos povos da América Central.

"São pessoas de grande coragem. Pensamos às migrações: os jovens não querem mais viver com fome e violência, e buscam e encontram um lugar melhor. E quando o encontram, aprendem e são capazes de transformar suas vidas e própria sociedade. Esperamos aprender a sua vontade”, juntamente com o seu profundo senso de fé, que os faz viver muito unidos a Deus", algo que não experimentamos em outras partes do mundo", concluiu.


Com informações do Vatican News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.