Igreja

Dom Mariano, bispo auxiliar de Campo Grande falece aos 72 anos

Frade Menor Conventual estava internado recuperando-se de uma cirurgia

Escrito por MI

30 AGO 2024 - 21H37 (Atualizada em 02 SET 2024 - 03H24)

Arquidiocese de Campo Grande

Conforme apurado pela reportagem do site Campo Grande News, Dom Mariano foi internado ontem no hospital da Unimed para um procedimento cardiovascular. No entanto, durante a noite de hoje, ele não resistiu ao pós-operatório.

Por telefone, o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa confirmou a morte do líder da comunidade católica. Abalado, o titular destacou que Dom Mariano se preparou para o procedimento há cerca de seis meses. "Ele estava bem, foi internado bem. No entanto, antes de ir até o hospital, ele me entregou uma carta com seus últimos pedidos. Vamos aguardar os procedimentos legais para ver".

O velório deve ser na catedral ocorreu neste final de semana.

Nascido em 8 de setembro de 1951, Dom Mariano ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos. Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos exerceu o ministério sacerdotal na Polônia, passando por diversas paróquias e também na arquidiocese de Varsóvia até 1984. Desempenhou atividade na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów. Em 14 de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.

Na arquidiocese de Brasília e na diocese de Luziânia (GO), foi pároco em diferentes paróquias. Entre 1987 a 1994, exerceu atividade de formador no Seminário Propedêutico da Ordem dos Frades Menores Conventuais, no Jardim da Imaculada.

Atuou como diretor Nacional do Movimento Milícia da Imaculada e vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil de 2003 a 2007. Em 2008, seguiu para a Missão Franciscana na Amazônia, onde estava como pároco na prelazia de Tefé (AM).

Em fevereiro de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Campo Grande. A missa solene foi celebrada no ginásio poliesportivo do colégio Auxiliadora, na região central da capital sul-mato-grossense.



Fonte: Campo Grande News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.