Por Angelica Lima Em Igreja Atualizada em 24 MAI 2019 - 09H04

Em defesa da vida, famílias se reúnem em encontro no Santuário Nacional

Temas como aborto, suicídio e a atual situação das famílias brasileiras serão debatidos em Aparecida durante o próximo fim de semana


Encontro reúne famílias de todo o Brasil


Famílias de todo o Brasil se reúnem no Santuário Nacional de Aparecida (SP) no próximo fim de semana (25 e 26) para a 11ª Peregrinação e 9º Simpósio Nacional da Família. Neste ano, o evento coloca em pauta a defesa da vida desde a sua concepção até a sua morte natural. Por isso, as atividades vão girar em volta do tema "Em família, defendemos a Vida!" e do lema "A família, como vai?".

Para chamar atenção para o assunto, uma representação inflável de um feto no ventre materno será colocada na entrada do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde acontece parte da programação. Isso porque, entre as temáticas refletidas durante o encontro estão o aborto, o suicídio e a atual situação das famílias no Brasil. Os problemas, tidos como graves pela Igreja Católica, serão recordados durante as conferências e momentos de oração do encontro.

Formação - No sábado (25), por exemplo, a manhã e a tarde serão dedicadas ao Simpósio, que abordará os temas em palestras. A programação se inicia às 7h30 no Centro de Eventos Padre Vitor com a reflexão do bispo de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers. No início deste mês, o religioso foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em agosto do ano passado, o bispo representou a Igreja Católica na audiência pública que debateu a descriminalização do aborto, apresentando razões de ordem ética, moral e religiosa contra o aborto, além de propostas alternativas à prática, como o apoio da Igreja.

Também vão marcar presença nomes conhecidos do meio católico como a cantora e líder pró-vida, Zezé Luz, que já salvou inúmeros bebês do aborto e o fundador da Comunidade Jesus Menino, Tônio Tavares, que é pai de 42 filhos que possuem necessidades especiais. O evento também vai contar com a presença do Padre Zezinho, responsável por contextualizar a família no mundo de hoje. O assunto também será abordado pela atriz e humorista Concessa do Canal Tecendo Prosa.

As conferências, que acontecem ao longo de todo o sábado, também contam com a participação de especialistas. Da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), a professora Nadja Cristiane vai tratar sobre a suicidologia. Da mesma instituição, o professor Alexandre Ernesto trata sobre o cuidado centrado na pessoa.

Estudo e oração - Além do ciclo de formações o evento também conta com momentos de oração. No sábado, às 14h, a recitação do terço reúne casais que pertencem à Pastoral Familiar da Arquidiocese de Aparecida para a meditação do rosário no interior da Basílica. No mesmo local, ás 18h, acontece a missa de abertura da Romaria. Após a celebração, uma procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre os pátios do Santuário.

No domingo (26), outras duas missas marcam a Romaria das Famílias. A primeira delas, às 7h30 e outra às 10h, no Altar Central do Santuário.

Programação infantil - Neste ano, a Romaria apresenta novidades em sua programação. A primeira delas é a criação do Simpósio Kids. Voltado para a acolhida das crianças, a atividade conta com a presença da Turma dos Devotos Mirins, projeto de evangelização infantil do Santuário Nacional.

Show em tributo à vida - Outra novidade deste ano é o Show "Vida in Concert - Em família defendemos a vida". Cantores como Eliana Ribeiro, Álvaro e Daniel, Davi Calazans, Dalcides, Cláudio Castro e Totó do Expresso HG estão confirmados. Na mesma noite, as bandas Veste Nova, Vida Reluz, Anjos de Resgate e Rosa de Saron também vão subir ao palco.

O show acontece às 19h no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Os ingressos, no valor de cinco reais, serão vendidos na hora, na entrada do espaço.

Por Victor Hugo Barros, assessoria de imprensa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.