Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Frades Menores Conventuais se reúnem para Capítulo Provincial

Esta é a continuação do Capítulo realizado em setembro de 2021

Divulgação
Divulgação


Até o dia 21 de janeiro, na casa de Retiros São Francisco de Assis, em Campo Largo, no Paraná, acontece a segunda fase do XII Capítulo Provincial ordinário da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Esta é a continuação do Capítulo realizado em setembro de 2021.

É esperado para este momento a participação de 44 frades, entre eles, Frei Carlos Trovarelli, Ministro Geral da Ordem Franciscana Menor Conventual e presidente deste Capítulo, e Frei Rogério Xavier (assistente geral da Federação dos Conventuais da América Latina-FALC).

A pedido da vigilância sanitária da cidade de Campo Largo e para segurança dos participantes, todos, frades vogais, colaboradores da casa de retiros, assessor de comunicação e convidados, são obrigados a apresentar a carteirinha de vacinação com, ao menos, duas doses da vacina tomada.

O tema escolhido para inspirar este capítulo, é a Regra de vida dos Frades Menores, deixada por São Francisco de Assis: “Regra e a Vida destes irmãos é esta: viver em obediência, em castidade e sem nada de próprio e seguir a doutrina e as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo” (RNB 1,1)

Capítulo Provincial

Na Ordem Franciscana existem três Capítulos: o Geral, Provincial e o Local, cada um com suas devidas características. Foram criadas no tempo de São Francisco de Assis com o objetivo de promover a fraternidade entre os frades.

O Capítulo Provincial Ordinário é um momento de fraternidade, avaliação e decisão. Nestes dias, os frades se reúnem, discutem sobre os últimos quatro anos provinciais, fazem as suas avaliações de cada comissão e pastoral onde os freis atuam e planejam o próximo quadriênio. É um momento que exige tempo e dedicação, por isso é dividido em duas fases.

A primeira fase, ocorrida em setembro de 2021, fica reservada para as avaliações e eleição do novo governo provincial, os frades votam para eleger o Ministro Provincial, O frade que servirá como pastor e coordenador para toda a Província, também elegem os definidores que auxiliarão o Ministro Provincial nesta missão e o ecônomo, responsável pela administração econômica da Província.

A segunda fase é reservada para decisão das moções, diretrizes que a Província seguirá nos próximos quatro anos, e as transferências do frades para as novas missões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.