Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Iniciativas marcam Dia Mundial do Migrante e Refugiado no Brasil

Estão programadas uma missa e uma caminhada de conscientização da causa

Divulgação
Divulgação


Muitas iniciativas na Igreja no Brasil marcam a celebração do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado comemorando no domingo (26). Estão programadas uma missa e uma caminhada de conscientização da causa.

Haverá também uma celebração eucarística na Basílica de Aparecida, em São Paulo, no próximo dia 26, às 8h. Outra ação também importante é 2ª Campanha para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Com o tema, “Eu não, nós”, a ação é uma iniciativa das Irmãs Scalabrinianas em favor da acolhida compassiva às pessoas em situação de migração e refúgio, para celebrar a diversidade como bem necessário à paz e à fraternidade.

O tema é inspirado na Mensagem do Papa Francisco, intitulada “Rumo a um nós cada vez maior” e na sua Encíclica “Fratelli Tutti” que denuncia a tendência crescente do egoísmo, justificado pela necessidade de autoproteção em tempos de pandemia e em meio a outras crises que ameaçam a sociedade contemporânea.

Segundo a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, a irmã Rosita Milesi, em vídeo divulgado por ocasião da celebração 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, é possível transformar as fronteiras em lugares privilegiados de encontro onde possa crescer, cada vez mais, um nós amplo e fraterno, do tamanho da humanidade.

Mensagem do Papa Francisco

Nesse sentido, por ocasião do 107º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, o Papa reforça o convite a não pensarmos nos migrantes e nos refugiados como os “outros”, mas trabalhar na construção do “nós cada vez maior” e apontar caminhos comuns. Unidos em um único abraço na diversidade de seres humanos devemos cuidar da Casa Comum como nosso habitat natural que nos faz todos irmãos e irmãs. A programação prevê atividades online devido à pandemia. Possíveis atividades presenciais devem obedecer às normas sanitárias anti-Covid-19.

Organização

A Campanha é uma iniciativa da Assessoria de Imprensa Scalabriniana e conta com uma Equipe interconfessional, intercongregacional, composta por padres, religiosas, pessoas em situação de migração e refúgio, jornalistas e artistas.

A organização da Campanha convida a todas as pessoas de boa vontade a participarem ativamente, promovendo algum evento em suas Redes Sociais e espaços: grupos religiosos diversos, ONG’s, movimentos, pastorais, grupos, juventudes, artistas, “ rumo a um nós cada vez maior”.

Os materiais de apoio da Campanha incluem: Texto-base, artes para Redes Sociais, vídeos, podcasts, camisetas e manual, entre outros. A Campanha “Eu não, nós” de 2021 sucederá a exitosa Campanha “Em fuga”, de setembro de 2020, que versou sobre os deslocados internos no Brasil e no mundo. Todo o conteúdo da Campanha “Em Fuga” se encontra na edição especial da Revista Exodus.


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.