Por Angelica Lima Em Igreja

Papa Francisco acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa

Diocese de São Luís de Montes Belos GO, tem novo bispo. Já para Nova Friburgo RJ, o Pontífice nomeou um Administrador Apostólico


Com a decisão do Papa, dom Carmelo torna-se agora bispo emérito


O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por dom Carmelo Scampa ao governo pastoral da diocese de São Luís de Montes Belos (GO). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou bispo para a mesma diocese o presbítero Lindomar Rocha Mota, atualmente pároco da paróquia Santo Antônio em Curvelo (MG). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Carmelo Scampa e saudação ao monsenhor Lindomar Rocha Mota. Confira abaixo as biografias, agradecimento e saudação.

Novo bispo emérito

Com a decisão do Papa, dom Carmelo torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Carmelo Scampa nasceu em Cremona, na Itália, em 27 de janeiro de 1944. Foi ordenado presbítero em 27 de junho de 1971. Ele veio ao Brasil como padre fidei donum graças à Igreja de Cremona que tornou-se Igreja-irmã da diocese de São Luís de Montes Belos desde 2004. Sua nomeação como bispo ocorreu em 30 de outubro de 2002. Foi sagrado bispo em 5 de janeiro de 2003. Seu lema episcopal é Lumen Semitis Meis que se traduz como “Luz para o meu caminho”. Dom Carmelo Scampa foi secretário do Regional Centro-Oeste da CNBB entre 2010 e 2014.

Desde que tomou posse, em 5 de janeiro de 2003, dom Carmelo lançou seu programa pastoral para consolidar uma Igreja fundada na espiritualidade diocesana, na escuta da Palavra, buscando ser profética e samaritana. Como pastor, dom Carmelo investiu muito na formação, apresentando propostas aos Conselhos de Presbíteros e de Pastoral para a criação das escolas bíblicas diocesanas e lançou o projeto das Santas Missões Populares. Empenhou-se também no fortalecimento da Pastoral Vocacional e na construção dos seminários diocesanos.

Novo bispo

Padre Lindomar Rocha Mota nasceu em Arataca (BA), em 1971. Foi ordenado sacerdote em 1998, por dom Paulo Lopes de Faria. É doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigaede, de Coimbra.

Na Arquidiocese de Diamantina foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano. O presbítero foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da paróquia São Judas Tadeu e pároco na paróquia de São José. Ele foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB de 2003 e 2007. Atualmente é pároco na paróquia de Santo Antônio de Curvelo e diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (MG).

Rio de Janeiro

O Papa aceitou ainda a renúncia ao governo pastoral da diocese de Nova Friburgo (RJ) apresentada por Dom Edney Gouvêa Mattoso e nomeou Administrador Apostólico sede vacante da mesma diocese Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS).

Com informações da CNBB e Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.