Por MI Em Igreja

Papa Francisco fala sobre as Bem-aventuranças, verdadeiro estilo de vida do cristão

Afirmação foi feita durante homilia na Casa Santa Marta


Vatican News
Vatican News
Afirmação foi feita durante homilia na Casa Santa Marta


O Papa Francisco falou, em sua homilia desta segunda-feira, dia 21, que a Palavra do Senhor é o "vinho novo" que nos foi dado, mas acolhê-lo não é suficiente para sermos bons cristãos; isso exige de nós um "comportamento novo", um "estilo novo" que é precisamente "o estilo cristão" e que somente as "Bem-aventuranças" podem nos indicar. Este é o significado da palavra-chave que encerra o Evangelho de Marcos de hoje: "Vinho novo em odres novos".

O Santo Padre ainda disse que viver acusando os outros não é cristão.

"Para entender qual é o estilo cristão, melhor entender talvez nossas atitudes que são de um estilo não-cristão. O estilo acusatório, o estilo mundano e o estilo egoísta", disse.

O estilo acusatório é o estilo daqueles fiéis que sempre procuram acusar os outros, vivem acusando.

"Não, mas isso, aquilo ... Não isso, não ... ele não é correto, ele era um bom católico... e sempre desqualificando os outros. Um estilo - eu diria - de promotores de justiça falidos: estão sempre tentando acusar os outros. Mas eles não percebem que é o estilo do diabo: na Bíblia o diabo é chamado de 'grande acusador', que está sempre acusando os outros. Esta é uma moda entre nós, e era também no tempo de Jesus que em mais de um episódio reprovou os acusadores: 'Em vez de olhar a palha nos olhos dos outros, olhe para a trave nos seus olhos'; ou ainda: 'Aqueles que não pecaram podem atirar a primeira pedra'. Portanto, viver acusando os outros e procurando defeitos não é cristão, não é odre novo”, explicou.

Isso também vale para o estilo de vida que o Papa Francisco definiu como "mundano", que é "do mundo", típico dos católicos que recitam o Credo, mas vivem de "vaidade, orgulho, apegados ao dinheiro, autossuficientes".

"O Senhor lhe ofereceu o vinho novo, mas você não mudou os odres, você não mudou. A mundanidade, a mundanidade é o que estraga muitas pessoas, muitas pessoas! Pessoas boas, mas entram neste espírito de vaidade, de orgulho, de serem vistas ... Não há humildade e humildade faz parte do estilo cristão. Devemos aprender isto de Jesus, de Nossa Senhora, de São José, eles eram humildes", exortou.

E ainda há outro estilo que se "vê em nossas comunidades" e que não é cristão: é "o espírito egoísta", o "espírito da indiferença".

"Penso em ser um bom cristão, eu faço as coisas mas não me preocupo com os problemas dos outros, não me preocupo com as guerras, as doenças, com as pessoas que sofrem, não me preocupo com o próximo. É a hipocrisia que Jesus repreendia aos doutores da Lei. Então qual é o estilo cristão verdadeiro? O estilo cristão é o das Bem-aventuranças: mansidão, humildade, paciência no sofrimento, amor à justiça, capacidade de suportar perseguições, não julgar os outros... E esse é o espírito cristão, o estilo cristão. Se você quer saber como é o estilo cristão para não cair neste estilo acusatório, no estilo mundano e no estilo egoísta, leia as Bem-aventuranças. E este é o nosso estilo, as Bem-aventuranças são os odres novos, são o caminho para chegar. Para ser um bom cristão devemos ter a capacidade de recitar o credo com o coração, mas também de recitar com o coração o Pai Nosso", concluiu.

Com informações do Vatican News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.