Por Angelica Lima Em Igreja

Papa presidirá a Missa com o rito da Imposição das Cinzas na Santa Sabina

O início da Quaresma é marcado pelo antigo rito das “stationes”, que se renova para celebrar a penitência quaresmal


Procissão penitencial parte da Igreja de Santo Anselmo, no Aventino (Vatican Media)


Na Quarta-feira de Cinzas, (26) o Papa Francisco participará da procissão que sai da Basílica Beneditina de Santo Anselmo e segue na direção da Basílica Santa Sabina onde presidira a Santa Missa e participa das cerimônias da abertura da Quaresma.

A Basílica de Santo Anselmo está localizada na colina do monte Aventino. De sua torre construída em estilo neorromânico pode-se ver a cúpula da Basílica de São Pedro. A procissão da Quarta-feira de Cinzas que sai de Santo Anselmo em direção à Basílica de Santa Sabina é uma tradição iniciada por João XXIII há 48 anos.

A procissão deste ano tem seu início previsto para as 16h30 (horário italiano), com uma Liturgia. Após o ato litúrgico inicia-se o deslocamento do cortejo processional até a Basílica de Santa Sabina do qual farão parte cardeais, bispos, monges beneditinos, monges dominicanos e alguns leigos. Em Santa Sabina o Papa Francisco presidirá a Santa Missa com o rito da Imposição das Cinzas, que, como é sabido, é um ato penitencial que foi iniciado ainda na Idade Média.

Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais

No dia 1º de março, o Papa Francisco, acompanhado por seus colaboradores da Cúria Romana, dirige-se até a localidade de Ariccia para praticar os "Exercícios Espirituais da Quaresma" que deverão prolongar-se até a sexta-feira, 6 de março. Frei Raniero Cantalamessa Como tem acontecido nos últimos anos, o pregador da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap proporá ao Papa Francisco e à Cúria Romana as reflexões para a Quaresma 2020.

As reuniões para as pregações serão realizadas na Sala Clementina do Palácio Apostólico, de 6 de março a 3 de abril, sempre às 9 horas das sextas-feiras da Quaresma.

Os temas propostos para este ano são:

No dia 6 de março, uma meditação introdutória ao tempo e ao espírito da Quaresma, intitulada "Mettere la scure alla radice" (Por o machado na raiz);

Em 20 de março, "Maria durante a vida pública de Jesus";

Em 27 de março, "Maria ao pé da Cruz, modelo de esperança"

Em 3 de abril, "Maria Mãe da Igreja na ordem da graça". Francisco estará ausente na primeira pregação do Frei Capuchinho por estar participando dos Exercícios Espirituais, em Ariccia.

Com informações do Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.