Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Inmetro dá dicas para comprar presente do Dia das Mães com segurança

Selo garante que produtos passaram por testes de qualidade

Divulgação
Divulgação
Consumidor deve estar atento se produto possui selo de identificação do Inmetro


Contagem regressiva para o Dia das Mães. Com a chegada de uma data tão celebrada, o comércio se movimenta para atrair clientes. Neste momento, os consumidores tem aquela dúvida: quais cuidados são necessários na hora de comprar um produto?

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os produtos elétricos são os mais vendidos nessa data. O consumidor precisa prestar atenção se o item escolhido tem o selo de Identificação Inmetro na embalagem, o que garante a segurança da mercadoria.

Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Instituto, orienta o consumidor a evitar o comércio informal, pois esses produtos não são submetidos a testes de qualidade. Souza explica que existem vários selos que classificam os produtos elétricos.

“Alguns eletrodomésticos, como aspiradores de pó, secador de cabelo, liquidificador, exibem também um selo ruído do Inmetro que informa a potência sonora do aparelho. Essa informação é classificada de A a E, possibilitando que se compre um produto mais silencioso”.

Os cuidados na hora de ir as compras vão além dos eletrodomésticos. Cosméticos, perfumarias e roupas também devem ter a certificação do Inmetro. No caso de vestuário, Hércules Souza chama a atenção para as informações da etiqueta.

“É importante que o consumidor esteja atento à etiqueta do produto, ela tem todas as informações necessárias para o consumidor, que vão dos dados do fabricante até questões envolvendo a composição têxtil, cuidado de conservação. Essas informações têm que estar sempre em português. Essa orientação que permite que o consumidor faça uma compra segura”.

Se a opção for comprar presente ou algum serviço pela internet, é importante buscar sites confiáveis, verificar a data de entrega e sempre exigir nota fiscal.




Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.