Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

INSS aposta em biometria para evitar golpe no consignado

Objetivo é usar a tecnologia para que empréstimos desta modalidade não sejam contratados sem a permissão

Divulgação
Divulgação
Aposentados e pensionistas poderiam contratar empréstimo por meio de biometria nos caixas eletrônicos


Aposentados e pensionistas poderão contratar empréstimos consignados pelo caixa eletrônico com o uso da biometria. Com isso, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) permite que aposentados não precisem ir em locais físicos para realizar um empréstimo e assim evitar o assédio de bancos e financeiras.

Além disso, existem denúncias de que instituições financeiras contratam empréstimos consignados sem o consentimento dos aposentados e a biometria poderia acabar com essa prática.

O INSS está preocupado com o vazamento de dados de segurados do Instituto e por isso estuda a medida. Parte dos aposentados já utiliza a biometria para atividades bancárias e até a prova de vida.

De acordo com o Banco Central, o número de reclamações por empréstimos consignados aumentou desde que o governo autorizou um aumento na margem da modalidade em 5%. Em outubro, o limite de endividamento da renda de aposentados passou de 35% para 40%.




Fonte: Mais News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.