Por Núria Coelho Em Jornal Brasil Hoje

Óleo no Nordeste: mais de mil toneladas de resíduos foram recolhidas das praias

O petróleo cru chegou a 233 localidades em 88 municípios

Divulgação
Divulgação
Equipes do governo do Pará se deslocaram para os municípios da costa atlântica paraense


Mais de mil toneladas de resíduos de óleo foram recolhidas das praias do Nordeste. A informação é da Marinha do Brasil. O petróleo cru chegou a 233 localidades em 88 municípios.

O perigo de o óleo ir para além dos nove estados nordestinos fez com que o Pará, na região Norte, e o Espírito Santo, no Sudeste, montassem comitês de emergência. Equipes do governo do Pará se deslocaram para os municípios da costa atlântica paraense.

Estão sendo realizadas ações de coleta de amostras de água e orientação à população sobre como agir em caso de aparecimento de óleo nas praias. A Defesa Civil dos municípios e as secretarias municipais de Meio Ambiente também foram acionadas.

O governo do Espírito Santo também criou um comitê de emergência para lidar com a possível chegada de óleo ao litoral do estado. Entre as ações em curso estão reuniões com gestores dos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares, para unificação de informações e de ações preventivas.

A Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo explicou que ainda não é possível determinar a chegada do óleo às praias capixabas, porém o monitoramento é contínuo. A Secretaria informou ainda que está em contato com os gestores costeiros baianos e que também recebe informações atualizadas dos órgãos federais de meio ambiente. Quase dois meses depois dos primeiros registros, as manchas de óleo ainda têm fluxo desconhecido pelas autoridades brasileiras. (Da Rádio Agência Nacional)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Jornal Brasil Hoje

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.