Por Angelica Lima Em Jornal Milícia Sat

10 mitos e verdade sobre o câncer. Médica oncologista esclarece boatos

Será que se um parente teve câncer, eu também vou ter? Açúcar e carboidratos alimentam a doença? Confira 10 mitos e verdades


O INCA estima que até o fim de 2019, 600 mil brasileiros serão diagnósticos com o câncer


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que até o fim de 2019, 600 mil brasileiros serão diagnósticos com o câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 14 milhões de pessoas descobrem a doença todos os anos. A entidade calcula que este número deve crescer 70% até 2038.

Os números assustam e causam alvoroço. É comum a criação e divulgação de mitos e boatos sobre a doença. A médica oncologista Janaina Jabur, da Aliança Instituto de Oncologia explica que muitos desses podem atrapalhar no diagnóstico precoce e mesmo no tratamento do câncer.

"É muito importante que as pessoas conheçam as informações corretas sobre essa doença, que é a segunda causa de morte no mundo, atualmente", complementa. Pensando nisso, a especialista listou alguns mitos sobre a enfermidade. Confira:

1) Se algum parente meu tiver câncer, quer dizer que eu também vou ter?

Isso é um mito, pois a maioria dos tipos de câncer não é hereditário, ou seja, não é transmitido de pai para filho. No entanto, algumas alterações genéticas tornam algumas pessoas mais propensas a desenvolver o câncer quando exposta a substâncias cancerígenas (por exemplo, o cigarro).

2) Todo nódulo no corpo é câncer?

Mito. A maioria dos nódulos no corpo é de causa benigna. O médico é o profissional mais habilitado para indicar uma investigação diagnóstica quando as características forem suspeitas.

3) Só pessoas de cor branca desenvolvem câncer de pele?

Mito. Qualquer indivíduo pode ter câncer de pele, independente da raça ou idade. As pessoas da raça negra desenvolvem menos câncer de pele por causa da maior concentração de melanina.

4) O autoexame das mamas substitui os exames de rastreio?

Mito. A recomendação médica é a realização de um exame de mamografia anualmente para todas as mulheres acima de 40 anos, independente da realização de autoexame.

5) Açúcar e carboidratos alimentam o câncer?

Mito. Todas as células do corpo (incluindo as cancerígenas) têm como principal fonte de nutrição a glicose, que está presente no açúcar e nos carboidratos, de modo geral. Não existe comprovação científica de que a restrição dietética desses nutrientes tragam benefício na prevenção e/ou no tratamento do câncer. A recomendação é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras.

6) Câncer é uma doença contagiosa?

Mito. O câncer não passa de uma pessoa para a outra. Entretanto, alguns tipos de vírus estão associados a diversos tipos de câncer, como o HPV e os vírus da hepatite B e C. Esses podem ser transmitidos.

7) Quem fuma só desenvolve câncer de pulmão?

Mito. O cigarro está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, dentre eles câncer de cabeça e pescoço, esôfago, bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e pulmão. Todas as formas de consumo de tabaco (charutos, cachimbos e cigarros tradicionais) estão associadas a aumento do risco de desenvolver câncer.

8) Obesidade causa câncer?

Verdade. Já foi comprovado que o excesso de peso leva a uma resposta inflamatória crônica no organismo e isso possivelmente contribui para o desenvolvimento de vários tipos de tumores.

9) Amamentar protege contra o câncer de mama?

Verdade. A amamentação é um fator protetor para a mulher contra o câncer de mama e, portanto, deve ser incentivado o máximo possível.

10) O uso de microondas e de celular causam câncer?

Mito. Se esses aparelhos forem utilizados conforme as especificações do fabricante, o risco da radiação é baixo e não há comprovação de que isso possa aumentar o risco de desenvolver câncer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Jornal Milícia Sat

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.