De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita pelo Ministério da Saúde, a caminhada é a atividade física mais praticada pelo brasileiro.
Segundo o levantamento, 36,2% dos entrevistados com mais de 18 anos caminham pelo menos 150 minutos por semana em seu tempo livre.
O personal trainer Alessandro Abreu conta que além do bem-estar, a prática ajuda na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, distúrbio do sono, melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória.
E o melhor de tudo: ajuda a manter o peso! “Os principais benefícios que a caminhada traz para o indivíduo são: o auxílio na perda de peso, na melhora da condição respiratória e muscular de qualquer pessoa, é bastante eficaz contra riscos de problemas cardiovasculares e ósseos e também aumenta bastante a imunidade de qualquer organismo, por se tratar de uma atividade física fácil de ser feita, qualquer pessoa, em qualquer idade, pode estar praticando a caminhada”, afirma.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 1,4 bilhão de adultos em todo o mundo não praticam atividades físicas suficientes e no Brasil, a inatividade física já afeta 47% da população.
A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente e ótima para reduzir a ansiedade e estresse.
Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:
- Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
- Prevenção da obesidade e perda de peso;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Fortalecimento dos músculos do corpo;
- Melhora da postura corporal;
- Melhora da ansiedade e do estresse;
- Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
- Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.
Para usufruir destes benefícios, a pessoa deve caminhar pelo menos 2 horas e meia por semana e adquirir outros hábitos saudáveis, como realizar uma dieta equilibrada pobre em açúcar e gorduras.
A caminhada também é benéfica para a gravidez já que ajuda a reduzir os pés inchados no final do dia, melhora o sono da gestante, ajuda a relaxar, previne o aumento de peso em excesso e diminui o risco de ocorrência de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.
Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar qualquer exercício físico.
A caminhada pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, como na academia, na praia ou na rua, por exemplo. Para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante andar rápido, mantendo a velocidade, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente, contrair os músculos da barriga simultaneamente, de forma a manter a postura correta e balançar os braços vigorosamente, já que este gesto ajuda a melhorar a circulação sanguínea
Se for feita diariamente, a caminhada vai contribuir para o emagrecimento e para a perda da barriga, podendo-se queimar até cerca de 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.
A caminhada em jejum não é benéfica para a saúde, pois pode causar tonturas, enjoos e desmaios, já que o indivíduo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.
Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.
Os cuidados na caminhada incluem:
- Utilizar calçado confortável e roupas leves;
- Beber 250 ml de água por cada hora de caminhada;
- Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;
- Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os -braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer.
Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.