Dados da Boa Vista relevam queda de 3,9% no segundo mês do ano, na comparação com janeiro. Quando a comparação é com fevereiro do ano passado, houve ligeira alta de 0,4%.
No acumulado dos últimos 12 meses, entre março de 2019 e fevereiro de 2020, o indicador acumula queda de 1,4%. Ou seja, menos pessoas devendo, na comparação com os 12 meses anteriores.
Voltando à comparação mensal, os números revelam que houve queda da inadimplência nas cinco regiões do país na passagem de janeiro para fevereiro, com destaque para a região Sul, onde o índice recuou 4,2%.
Na avaliação dos especialistas financeiros da Boa Vista, que apura o índice como base na quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados pelas empresas credoras, a queda da inadimplência observada nos últimos anos pode ser explicada principalmente pela maior cautela das famílias e pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada pelo fraco crescimento da renda;
No entanto, o alerta é o seguinte: o desemprego, o crescimento da mão-de-obra subutilizada no país e a recuperação lenta da economia do país são fatores que, juntos, aumentam as chances de maior inadimplência entre as famílias nos próximos meses.
Fonte: Rádio 2
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.