Por Angelica Lima Em Jornal Milícia Sat

São Bernardo do Campo inaugura Farmácia de Alto Custo

Cerca de 12.000 pacientes, que retiravam medicamentos especializados na unidade de Farmácia do Hospital Mário Covas, serão transferidos para Poupatempo da cidade.


Crédito: Ricardo Cassin/PMSBC


A Prefeitura de São Bernardo efetuou nesta segunda-feira (20) mais um importante passo para o setor da Saúde. Foi inaugurada a primeira unidade descentralizada do Grande ABC de Farmácia de Alto Custo, que passará a distribuir medicamentos especializados no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro).

O plano garante que cerca de 12.000 pacientes, moradores da cidade, que retiravam medicamentos na unidade do Mário Covas, passem a retirar os medicamentos dentro do município.

A agenda oficial de inauguração foi realizada nas dependências do Poupatempo, no local em que funcionará a Farmácia, a partir desta terça-feira (21), e contou com a presença o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do secretário Estadual de Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, e do secretário municipal de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

“Quando assumimos a Administração fui até a Farmácia de Alto Custo do Mário Covas. Queríamos saber como os nossos pacientes estavam sendo atendidos e me deparei com uma enorme fila de espera. Apresentamos uma proposta ao governador João Doria para descentralizar a unidade e melhorar o atendimento. O que estamos entregando hoje, além de promessa cumprida, é uma verdadeira vitória para os usuários”, explicou o prefeito.

Operacional – Em uma estrutura de 145 m², divididos em oito guichês, a FME irá distribuir 170 tipos de medicamentos (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre elas: Imunossupressores em Transplantes, Esquizofrenia, Parkinsion, Esclerose Múltipla, entre outras.

O Estado investiu R$ 150 mil para a implantação do serviço e mensalmente irá enviar R$ 64 mil para a manutenção do equipamento e pagamento dos funcionários. Ao todo, são 18 auxiliares de farmácia, dois farmacêuticos, um oficial administrativo e um coordenador.

A compra dos medicamentos que serão entregues na unidade do Poupatempo é de responsabilidade do Estado. Cabe ao município apenas a distribuição das doses. O secretário Estadual de Saúde também salientou que o Estado busca maneiras para normalizar a falta de medicamentos.

“Estamos regularizando a compra dos medicamentos e até o final de junho, iremos normalizar a entrega das doses que são adquiridos pelo Estado. Além disso, estamos trabalhamos em parceria com o Ministério, para solucionar o problema como um todo”, salientou Dr. Germann.

TRANSIÇÃO

Já o secretário municipal de Saúde, esclareceu como será o processo de transição dos pacientes ao município. “Os 12.000 pacientes serão transferidos gradativamente do município. Isso porque, a retirada de medicamentos nas farmácias estaduais cumpre o protocolo de 90 dias. Ou seja, os pacientes retiram doses suficientes para três meses. Por isso, após o término do ciclo, o protocolo será renovado, já em São Bernardo”, apontou Dr. Geraldo Reple. A Farmácia de Medicamento Especializados irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.

Fonte: Portal ABC do ABC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Jornal Milícia Sat

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.