Por Silvia Cunha Em Mundo Atualizada em 07 FEV 2019 - 16H35

Bolsonaro vai aos EUA

Encontro deve tratar de economia e assuntos comerciais


Agência Brasil
Agência Brasil
Encontro deve tratar de economia e assuntos comerciais


O presidente Jair Bolsonaro visita os Estados Unidos em meados de março, porém a data está em negociação. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esteve em Washington nos últimos dois dias e hoje, dia 7, vai a Nova York para acertar os detalhes da viagem presidencial.

O chanceler informa que a agenda de Bolsonaro terá temas econômicos e comerciais. Araújo disse também que quer que parlamentares norte-americanos venham ao Brasil, a fim de conhecer a realidade nacional e falar sobre temas de interesse mútuo.

Em Nova York, o ministro se encontrará com empresários e formadores de opinião, bem como especialistas em geopolítica mundial. Ele esteve há dois dias com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Ainda em sua estadia em Washington, Araújo conversou com o ministro do Exterior da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu. Conforme o chanceler, o turco mostrou interesse na definição sobre a possível transferência da Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. O tema divide a comunidade judaica e a muçulmana, pois Jerusalém é considerada religiosa para os dois povos, além dos católicos.

Araújo falou ao chanceler turco que o assunto está em fase de análise.

“É um processo que estamos estudando”, disse o ministro brasileiro, recordando que o chanceler turco demonstrou preocupação com a eventual transferência. “Sobretudo a preocupação de que um eventual gesto brasileiro sobre a mudança de paz pode ter algum tipo de impacto ou repercussão negativa para a região ou o processo de paz. [Eles querem que] qualquer reação nossa contribua para a paz na região”, destacou Araújo.

Com informações da Agência Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Silvia Cunha, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.