Por Núria Coelho Em Noticias

Projeto em tramitação na Câmara prevê aumento de pena para crime de pirataria

Divulgação
Divulgação
Projeto em tramitação na Câmara prevê aumento de pena para crime de pirataria


De acordo com a redação do Projeto de Lei, a pena pode variar de dois a quatro anos de reclusão, em caso de crimes como os cometidos contra patente de invenção ou de modelo e contra o registro de marca.

A comercialização de produtos piratas em território brasileiro cresceu e tem interferido nas contas do Tesouro Nacional. Só em 2018, os cofres públicos deixaram de arrecadar 193 bilhões de reais devido às ações desse mercado paralelo. O valor sonegado, segundo levantamento do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, é 32% maior que o registrado em 2017 (146 bilhões de reais).

E tal prejuízo tem levantado discussões, sobretudo no Congresso Nacional. Deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação analisam projetos que pretendem inibir a prática criminosa. Entre as propostas está o Projeto de Lei 333/99, que quer acabar não só com a pirataria, mas com qualquer conduta que interfira na criação de patentes e direitos autorais.

Um dos pontos do projeto prevê, por exemplo, o aumento da pena para a pessoa que comete crime de pirataria. Atualmente, é prevista a pena de três meses a um ano de detenção. Pela legislação atual, os crimes de falsificação também remetem penas alternativas, como pagamento de cestas básicas.

De acordo com a redação do Projeto de Lei, a pena pode variar de dois a quatro anos de reclusão, em caso de crimes como os cometidos contra patente de invenção ou de modelo e contra o registro de marca.

O presidente da frente parlamentar, deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), destaca que o assunto merece uma atenção maior, principalmente por parte da sociedade. De acordo com ele, a pirataria ainda é vista como um crime “inofensivo” no Brasil. Ele defende que essa perspectiva mude.

“A pirataria financia o crime organizado, o narcotráfico. A pirataria gera danos à saúde do consumidor, provoca evasão de divisas, perda de arrecadação, prejudica o bom ambiente de negócio, inibe investimentos externos. Ou seja, ela é realmente algo muito mais nocivo para o país do que se vê superficialmente”, pontua Efraim Filho.

O projeto já foi aprovado na Câmara e no Senado, mas aguarda nova votação de deputados em Plenário, já que sofreu alterações por parte dos senadores.

Aumento da pena

O aumento da pena proposto no Projeto de Lei 333/99, de certa forma, torna o crime de pirataria de maior potencial ofensivo, ou seja, mais grave. O advogado Guilherme Doval, que atua em casos de crime de pirataria, explica que essa medida retira os delitos da jurisdição dos Juizados Especiais Cíveis e os leva ao procedimento comum do processo penal. Isso, segundo o especialista, dá maior efetividade ao processo de condenação do infrator.

“O que se pretende é um endurecimento da pena que resulta, ao mesmo tempo, em um endurecimento do processo em si, na medida em que a análise dos crimes sairá do Juizado Especial justamente para permitir uma persecução criminal mais eficaz”, aponta Doval.

O jurista ressalta ainda que o julgamento de casos relacionados à pirataria no Juizado Especial gera uma ‘incompatibilidade’, uma vez que a identificação desses delitos necessita de um trabalho técnico com perícia especializada. De acordo com Doval, o juizado, por sua vez, é regido pelos princípios da oralidade, simplicidade e informalidade, e não produz prova pericial, o que impede uma investigação mais aprofundada dos casos, impossibilitando assim, identificar se tal produto é ou não falsificado.

“A complexidade existe porque a pirataria é um braço do crime organizado. E, de fato, fazer uma persecução criminal de crime organizado dentro do Juizado Especial não é a forma mais adequada”, argumenta.

Setores afetados pela pirataria

Os 193 bilhões de reais sonegados em 2018, mediante ações de falsificação de produtos, representam a soma das perdas registradas em 14 setores da indústria brasileira. O maior prejuízo foi notado no segmento de vestuário, que registrou uma perda de 58 bilhões e 400 milhões de reais para o mercado ilegal.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, Fernando Pimentel, situações como essa exigem mudança na legislação como as que são propostas no projeto de lei em discussão no Congresso.

Em relação ao PL, Pimentel explica que o objetivo não é punir camelôs ou pequenos comerciantes, por exemplo, mas “as grandes estruturas que destroem a qualidade daquilo que é desenvolvido no Brasil e no mundo”.

Ele salienta ainda que o avanço da pirataria e falsificação compromete a geração de emprego formal no país. “Não haverá espaço para termos emprego de qualidade se não tivermos negócios formais e que respeitem o direito e a propriedade intelectual e que respeitem as marcas”, lembra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.