Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.
A ONG iniciou o projeto em 2018 e tem a intenção de incentivar a população a descartar corretamente os resíduos eletrônicos que podem gerar prejuízos ambientais se jogados fora junto ao lixo comum, como explica Cassius Ferreira, presidente da instituição.
“Um resíduo desse de eletroeletrônico ou de eletrodoméstico descartado de forma inadequada, ele pode promover a contaminação do solo, contaminação da água, a poluição do ar, se for pegado ou tacado fogo em algum lugar. Então a gente aqui recebe, armazena e faz parte da cadeia da logística reversa, que é mandar isso de volta pra onde foi produzido para lá ele ser desfeito e isso ser transformado num novo produto.”
Nos últimos seis meses, o projeto coletou cerca de uma tonelada e meia de eletrodomésticos e a expectativa, segundo Cassius, é aumentar esse número.
“A gente estima que a gente já tenha coletado aqui em torno de 1,5 tonelada durante esse período de seis meses. A gente pensa daqui pra frente, no período de um ano, coletar dez toneladas no mínimo.”
O Instituto Natura Vida do Tocantins faz parte, desde o início deste mês, do programa Lixão Zero, do Governo Federal, que pretende solucionar o problema com resíduos sólidos nos centros urbanos.
Quem tiver interesse em realizar o descarte do material junto a ONG e trocar os lixos eletrônicos por vegetais pode buscar mais informações sobre o projeto no site: institutonaturavida.com.br ou pelo whatsapp: 63 98406 3636
Fonte: Radioagência Nacional
Papa à Imaculada: trazemos sob o vosso olhar tantas mães que estão sofrendo
Diante da imagem, o Pontífice rezou em silêncio e, em seguida, se dirigiu até a Praça de Espanha, para o ato de veneração à Imaculada Conceição. A Praça de Espanha estava repleta de fiéis romanos e turistas.
Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria é sancionado
A Lei 4943/23 de autoria da deputada Simone Marqueto (MDB-SP) e relatada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE) foi aprovada por unanimidade nas duas casas do Congresso Nacional.
Audiência Geral: Papa Francisco faz apelo em favor da paz
O Papa voltou seu pensamento mais uma vez para as muitas situações de conflitos no mundo, com um olhar particular para a Ucrânia e a Terra Santa, pedindo orações, ressaltando que a guerra é sempre uma derrota.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.