“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem” (1 Tm 4,12).
Por Paulo Teixeira Em Catequese Bíblica Atualizada em 03 MAI 2019 - 11H30

Jovem na Bíblia

“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem” (1 Tm 4,12).

Por Irmã Rosani Becker, franciscana da beata angelina

“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem” (1 Tm 4,12). Encontramos na Bíblia rostos variados de juventude e neles transparecem a realidade vivida pelo povo de Israel e da Igreja primitiva. 

Getty
Getty
Jovem e a Bíblia


Várias pessoas na Bíblia foram chamadas para servir a Deus ainda na juventude. Deus tem um propósito para com cada um deles. Não é preciso esperar até ser adulto para fazer a vontade de Deus e desempenhar uma missão em prol da humanidade.

Deus tem um plano de amor universal e nele encontra-se o protagonismo de muitas pessoas particularmente chamadas para missões específicas. Entre elas, há jovens de todas as condições sociais com testemunhos de fidelidade, de coragem, de sabedoria e de entrega amorosa ao projeto de Deus em favor da vida do povo. Há jovens profetas, juízes, reis, soldados, sábios, sacerdotes, artistas etc.

Há também jovens que preferem optar por projetos de morte. Há jovens violentos, opressores, egoístas, zombadores e preconceituosos. Há também maltratados, injustiçados, perseguidos e assassinados.

O jovem que segue a Deus evitará muitos erros ao longo de sua vida. Deus dá sabedoria e entendimento aos jovens que o temem e buscam conhecer mais a sua palavra. A Bíblia está cheia de bons ensinamentos para ajudar os jovens em todas as situações da vida.

RETRATAMOS EXEMPLOS DE JOVENS AUDAZES ILUSTRADOS EM ALGUNS VERSÍCULOS DA BÍBLIA:

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” (Sl 119,9). “Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento” (Ecl 11,9).

“Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: ‘Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo’, diz o Senhor” (Jr 1,6-8).

“Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno” (1 Jo 2,14).

“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1 Tm 4,12).

Portanto, caros jovens, eis o estímulo que vem da Palavra de Deus para viver uma intensa relação com o Criador que faz caminhar no protagonismo, vencendo os tantos desvios e desafios que a vida pós-moderna propõem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela alma de Fernanda Young, força ao...

    Jonas

  • Pelas almas de Fernanda Young, Muito ...

    Jonas

  • mae passa na frente,afastai para long...

    edmar francisco de paula

  • Pela cura e libertação do meu filho L...

    Luciana

Receba todas as novidades

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Catequese Bíblica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.