Por Nathalia Silva Em Catequese Bíblica Atualizada em 21 JAN 2020 - 13H01

O Espírito é dado pelo Pai

Jesus concretiza a profecia de Isaías ao dizer: "O Espírito do Senhor está sobre mim".




Conforme encontramos na narração de Lucas 4, 18-20, o Espírito paráclito dado a Jesus é aquele citado na profecia de Isaías. Nesta passagem, Cristo atribui a si mesmo as palavras do profeta. O Espírito está, de fato, em Jesus e o foi dado pelo Pai. Neste sentido, no Novo Testamento, também encontramos a narração de Marcos 1, 9-11, na qual se manifesta o início da missão pública tendo como alicerce o Espírito Santo, que atua no Cristo, e o Pai que o confirma: "Tu és meu Filho amado".

Assim como acompanhamos no conteúdo estudado, Jesus foi o único depositário do Espírito durante toda a Sua vida e, somente quando Ele volta ao Pai, este Espírito é dado aos que creem.

Portanto, Jesus, na preparação para o Seu ministério, está sob o influxo do Espírito Santo e este tem poder constante sobre Jesus. A partir do Batismo é que o mesmo confirma sobre Ele Sua identidade messiânica de forma sobrenatural! Percebemos que o mesmo Espírito plenifica a ação de Jesus e o conduz através do deserto durante aqueles 40 dias para, então, ser conduzido à vida pública.

Jesus tem a consciência de que age impulsionado pelo Espírito, ao mesmo tempo, sabe que os Seus só o entenderão a partir da experiência pessoal e comunitária – o que acontecerá com o envio do Espírito Santo (Lc 12,12).




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em Catequese Bíblica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.