Formação

O jovem na Bíblia

“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem” (1 Tm 4,12)

Escrito por Espiritualidade

28 JAN 2019 - 13H11 (Atualizada em 26 AGO 2021 - 14H44)

Por Irmã Rosani Becker, franciscana da beata angelina

“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem” (1 Tm 4,12). Encontramos na Bíblia rostos variados de juventude e neles transparecem a realidade vivida pelo povo de Israel e da Igreja primitiva. 

Várias pessoas na Bíblia foram chamadas para servir a Deus ainda na juventude. Deus tem um propósito para com cada um deles. Não é preciso esperar até ser adulto para fazer a vontade de Deus e desempenhar uma missão em prol da humanidade.

Deus tem um plano de amor universal e nele encontra-se o protagonismo de muitas pessoas particularmente chamadas para missões específicas. Entre elas, há jovens de todas as condições sociais com testemunhos de fidelidade, de coragem, de sabedoria e de entrega amorosa ao projeto de Deus em favor da vida do povo. Há jovens profetas, juízes, reis, soldados, sábios, sacerdotes, artistas etc.

Há também jovens que preferem optar por projetos de morte. Há jovens violentos, opressores, egoístas, zombadores e preconceituosos. Há também maltratados, injustiçados, perseguidos e assassinados.

O jovem que segue a Deus evitará muitos erros ao longo de sua vida. Deus dá sabedoria e entendimento aos jovens que o temem e buscam conhecer mais a sua palavra. A Bíblia está cheia de bons ensinamentos para ajudar os jovens em todas as situações da vida.

Exemplos de jovens audazes ilustrados em alguns versículos da Bíblia:

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” (Sl 119,9). “Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento” (Ecl 11,9).

“Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: ‘Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo’, diz o Senhor” (Jr 1,6-8).

“Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno” (1 Jo 2,14).

“Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1 Tm 4,12).

Portanto, caros jovens, eis o estímulo que vem da Palavra de Deus para viver uma intensa relação com o Criador que faz caminhar no protagonismo, vencendo os tantos desvios e desafios que a vida pós-moderna propõem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Livramento de inimigos e perseguição ...

    Giselle de Lima Dias Batista

  • Santa Terezinha das rosas Santa Marta...

    Carolina Franco souto

  • Pela conversão de meus filhos Victor ...

    Hortensia

  • MUITO OBRIGADA, PAI, EU TAMBÉM TE AMO...

    Débora Augusta

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.